Notícias

Projeto do Terra Mais Igual fortalece os laços familiares e a boa convivência

Publicada em 30/01/2014, às 11h18

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Paula Bourguignon


Divulgação Terra
Projeto Harmonizarte Praça da Ciência
Jovens do Residencial Bela Vista se divertiram nos aparelhos da Praça da Ciência
Divulgação Terra
Projeto Harmonizarte Praça da Ciência
Visita ao local marcou o encerramento das atividades do projeto Harmonizarte

Crianças e adolescentes do Residencial Bela Vista aprenderam de forma lúdida a estreitar os laços com os pais e com os vizinhos, além de se conhecerem melhor. Com brincadeiras e atividades interativas, eles participaram de 10 encontros do projeto Harmonizarte, promovido pela Poligonal 8 do Programa Terra Mais Igual.

O encerramento aconteceu na tarde desta última quarta-feira (29), na Praça da Ciência, onde os pequenos, de 8 a 14 anos, puderam aprender um pouco mais de física e ciências se divertindo.

Erica de Araújo Santos, de 13 anos, falou do que mais gostou nos encontros: “Fizemos até uma boneca de jornal. Quando terminava a aula, tínhamos uma avaliação diária de como foi. Gostaria muito que o projeto continuasse por muitos anos”, afirmou.

Tayron Eduardo Correia dos Santos, 12, participava do projeto com a irmã mais nova, Chayla Keroly, 6, e elogiou as brincadeiras e comidas. “Gostei muito das brincadeiras do pai Francisco e João e das comidas”. A mãe deles, Maria José Correia, 30, complementou: “O Tayron não perdia um dia do Harmonizarte. Já a Chayla apreendeu a fazer uma bonequinha. Achei a iniciativa muito boa para o desenvolvimento das crianças”, acrescentou.

Andressa Rodrigues de Souza Amaral, 33, disse que a filha Hagattha, de 9 anos, gostou muito do projeto. “Apesar de tímida, Hagattha socializou bastante. Perguntou até quando que teria de novo”, disse.

Iniciativa

O projeto surgiu em 2013, a partir do curso Arteterapia feito pelas assistentes sociais do Terra Mais Igual Ismênia Novaes Barbosa e Clotilde Frota Cosme.

O objetivo do Harmonizarte é fortalecer o elo entre os pais e filhos e os membros da comunidade. Durante os encontros semanais, eles fizeram atividades interativas e tiveram dois atendimentos individuais para expressar seus sentimentos.

Ismênia conta como foi feito o trabalho: “Buscamos dar voz às crianças por meio da arte e do lúdico. Planejamos o trabalho com foco na cidadania: 'Eu e eu, como eu me vejo?'; 'como eu me vejo em grupo?'; 'como eu me vejo na minha família?”; 'como eu me vejo no grupo?'; 'como eu me vejo em sociedade?'; 'como eu posso fazer para melhorar isso?'”, ponderou.

No momento, está em estudo a realização do projeto em outras poligonais. “Está em análise se o projeto será implementado em outras poligonais reassentadas, já que elas vivem em uma realidade em que precisam conhecer o outro”, finalizou Ismênia.

Divulgação Terra
Projeto Harmonizarte Praça da Ciência
Entusiasmo e alegria marcaram o passeio dos pequenos na Praça da Ciência
Divulgação Terra
Projeto Harmonizarte Praça da Ciência
Pequenos foram acompanhados das mães e das assistentes sociais na visita

Voltar ao topo da página