Notícias

Avenida Leitão da Silva recebe primeira obra do corredor exclusivo de ônibus

Publicada em 10/01/2014, às 13h56

Por Kennya Gava, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Governo do Estado


Yuri Barichivich
Ordem de Serviço da Leitão da Silva
Governador Renato Casagrande assina a ordem de serviço para o início das obras na avenida Leitão da Silva
Yuri Barichivich
Ordem de Serviço da Leitão da Silva
Governador e prefeito Luciano Rezende comemoram a assinatura da ordem de serviço ao lado do secretário Fábio Damasceno

Começou a contagem regressiva para a ampliação e melhoria da avenida Leitão da Silva. A ordem de serviço para o início das obras foi dada na manhã desta sexta-feira (10), em solenidade no bairro Santa Luiza. A obra faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), do Governo do Estado, e é a primeira intervenção física para a implantação do corredor exclusivo de ônibus.

A avenida, que terá o valão coberto, será ampliada em quase toda a sua extensão, ganhando mais uma pista de rolamento - ao todo, serão três faixas para cada sentido de tráfego -, e receberá uma ciclovia compartilhada e reforma das calçadas. Também será feita a abertura de novas ruas para proporcionar um tráfego direto em vias do entorno.

As intervenções contemplam ainda melhoria na drenagem. O prazo para a conclusão após o início dos trabalhos é de 18 meses, com um investimento de R$ 50.343.757,28. As melhorias buscam minimizar as retenções de fluxo, congestionamentos e, principalmente, melhorar a segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas de toda a Região Metropolitana, além de evitar os alagamentos na via.

"Esta obra mostra que nós temos um programa de R$ 3 bilhões em andamento para a Região Metropolitana. Olhem a Grande Vitória neste momento e, daqui a três anos, será uma outra fotografia, uma nova imagem. Com vias revitalizadas, como a Leitão da Silva. A obra vai qualificar a via, valorizar a região, dará um fluxo mais rápido para quem precisa transitar por aqui, importante para a cidade de Vitória e para o trabalho que o prefeito Luciano Rezende coordena", afirmou do governador do Estado, Renato Casagrande.

Yuri Barichivich
Ordem de Serviço da Leitão da Silva
Prefeito Luciano Rezende disse que a revitalização da Leitão da Silva será importante para a mobilidade urbana na cidade
Yuri Barichivich
Ordem de Serviço da Leitão da Silva
Líderes comunitários, moradores e autoridades acompanharam a solenidade na manhã desta sexta-feira (10)

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, ressaltou a importância da revitalização da Leitão da Silva. "Este dia é histórico para Vitória por alguns motivos. Esta é a primeira obra do BRT, um conjunto de intervenções que vai passar por toda a Grande Vitória, e hoje aqui na Leitão da Silva estamos dando início a isso. É um projeto absolutamente fundamental porque a cidade tem como grande demanda a mobilidade urbana. Todas as pesquisas que nós fazemos em Vitória têm, entre as três principais demandas, a mobilidade, por um motivo muito simples. Não temos saída a não ser a implantação de um sistema de massa que possa transferir milhares de passageiros dos automóveis para um transporte seguro, pontual, confortável e eficiente, como é o BRT".

O prefeito também destacou a solução de um antigo problema da região. "A Leitão da Silva revitalizada solucionará um problema grande de mobilidade, além da drenagem, que evitará os alagamentos causados pelas chuvas", disse o prefeito.

Projeto

O projeto de obras complementares compreende a execução da calçada, ciclovia e rampas de acessibilidade, com implementação de ladrilhos hidráulicos, pavimentação das duas praças propostas com blocos de concreto intertravados, lixeiras, bancos de concreto, postes decorativos de iluminação das praças, abrigo de passageiros, assim como remoções e demolições de elementos que interferem com o projeto.

Para a elaboração do projeto e agora execução da obra, poucas desapropriações foram feitas. Ele prevê a abertura de duas ruas ligando a Leitão da Silva com a rua Misael Pedreira da Silva. Essa intervenção atinge a área da Escola Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, área que pertence à Secretaria de Estado da Educação (Sedu). No local, será feita uma cessão de uso. Outras pequenas áreas particulares foram atingidas, sem causar prejuízos, apenas para acertar o raio de curva.

Matéria relacionada

Moradores comemoram as obras e a modernização da avenida

Elizabeth Nader
Avenida Leitão da Silva
Avenida Leitão da Silva terá três faixas em cada sentido da via
Elizabeth Nader
Valão na Avenida Leitão da Silva
Valão que corta a avenida Leitão da Silva será coberto

Voltar ao topo da página