Notícias

Vários ritmos na programação cultural do Verão em Vitória

Publicada em 11/12/2013, às 17h53

Por Tati Wuo, com edição de Deyvison Longui


Marcos Salles
Show da Banda Macucos no Reveillon de Camburi
A banda Macucos vai se apresentar na praia de Camburi.na virada do ano.

Vitória terá um verão de todos os ritmos e com programação cultural em vários pontos da cidade. A programação elaborada pela Secretaria Municiipal de Cultura contemplará estilos que vão do samba ao jazz, e valorizará, principalmente, o artista local.

"É o nosso objetivo: abrir espaço para artistas da cidade e ter uma atenção cada vez maior para todas as formas de expressão artísitica local", explicou o Prefeito Luciano Rezende durante a coletiva.

Outra iniciativa, além dos tradicionais shows, é a recepção dos visitantes com arte. Apresentações de música e outras manifestações artísticas acontecerão na Rodoviária e no Aeroporto de Vitória, como forma de receber os turistas e quem viaja.

"Foi uma ideia do próprio prefeito e que nós, da Secretaria de Cultura, recebemos com muito empenho e alegria. É uma iniciativa fantástica e inédita para o município, que vai valorizar ainda mais a nossa cultura", afirma a secretária de Cultura em exercício, Andreia Carvalho. 

Além disso, shows acontecerão em outros pontos da cidade, como a Ilha das Caieiras, a praia de Camburi e o bairro Jardim Camburi. O roteiro de verão da cidade ainda contempla teatro na praça dos Namorados, espaços culturais abertos e com novas exposições e literatura. 

De acordo com o gerente de Produção da Secretaria de Cultura, Alexandre Mignoni, a programação é abrangente e atende a todos os estilos. "Nosso foco é a produção local, de todos os ritmos e gerações. Teremos em nossos palcos, músicos de todas as gerações", garante Mignoni.

Confira a seguir mais detalhes da programação.

Ano-Novo

A festa de Reveillon será comemorada em dois pontos da cidade: na Praia de Camburi, com a tradicional queima de fogos e shows de Dennise Pontes, Macucos e Bloco Bleque; e em Santo Antonio, na Prainha, com shows dos grupos Chopp Samba, Sem Limites, Edson Mineiro & Goiano e banda Santero. Em ambos, a festa acontece partir das 20h e será aberta ao público.

Mar da Música

Artista e plateia interagem em uma ocupação musical e artística neste projeto. Vários locais receberão shows de artistas capixabas de estilos diversos, do reggae ao samba, do rock ao hip-hop e muito mais. Serão eventos e shows em pontos importantes da cidade promovendo nossa cultura.

Na praia de Camburi, apresentações diferenciadas acontecerão no calçadão nos domingos de janeiro (5, 12, 19, 26), a partir das 19h; e em frente ao Portomare, onde as apresentações acontecem quintas, sextas, sábados e domingos (9, 10, 11, 12, 16, 17, 18, 19 de janeiro), em um palco sempre a partir das 20h.

A Ilha das Caieiras receberá shows voltados para o samba aos sábados (4, 11, 18 e 25), às 13h. Em Jardim Camburi, dentro do bairro, os shows acontecem sexta, sábado e domingo (31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro). Todos os eventos tem entrada gratuita.

Praça dos Namorados

A praça dos Namorados receberá apresentações de espetáculos teatrais gratuitas durante a temporada mais quente do ano. Diversos espetáculos tomarão conta da praça aos sábados, a partir das 20h. Datas: 4 (com a peça “A Galinha dos Ovos de Ouro”), 11 (“Animação de Palhaço”), 18 (“Reciclando Histórias”) e 25 de janeiro de 2014 (“Respeitável Público”). Entrada gratuita.

Espaços culturais

E pra quem quiser fugir do sol e do calor, os espaços culturais de Vitória estarão abertos à visitação em horários especiais. São eles: o Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), o Museu Histórico Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” (Museu do Pescador) e o Espaço Cultural Memorial da Paz, na Praça do Papa.

Leitura de Verão

O projeto “Caixa-Estante”, Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, funcionará durante todo o verão na Praça da Ciência. É uma minibiblioteca móvel e pública com cerca de 300 títulos de livros infantis, juvenis e adultos, além de revistas em quadrinhos, todos disponíveis para leitura no local e empréstimos gratuitos para a população.


Voltar ao topo da página