Notícias

"Bike racks" chamam atenção para espaço que os carros ocupam nas vias

Publicada em 29/11/2013, às 15h59 | Atualizada em 09/12/2013, às 16h32

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Divulgação Setran
Bick hack
Rack instalado na Praça dos Namorados comporta até 10 bicicletas e ocupa o espaço de um automóvel de passeio em uma vaga regulamentada

Quem passar pela Praça dos Namorados vai se surpreender com um bicicletário em forma de carro ocupando uma das vagas do estacionamento. O equipamento foi instalado na manhã desta sexta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e faz parte das ações educativas sobre o uso de bicicletas como meio de transporte na cidade.

Equipes da Setran estão distribuindo cartilhas com orientações de segurança para ciclistas e com as normas do Código de Trânsito Brasileiro de compartilhamento das vias públicas para carros, motos, bicicletas e pedestres. As ações serão realizadas durante 15 dias.

Outros dois racks estão instalados em Jardim Camburi, no estacionamento próximo à Igreja Católica, e em Santo Antônio, ao lado da Padaria Santuário. Cada rack comporta até oito bicicletas e ocupa o espaço de um automóvel de passeio em uma vaga regulamentada.

Projetos e incentivos

A cada dia, mais moradores de Vitória optam pela bicicleta como meio de transporte, seja para o trabalho, estudo, pequenos deslocamentos ou simplesmente prática de atividade física. Para incentivar esse modal sustentável e de baixo custo, a Setran, desde o início do ano, tem feito projetos e obras que garantam segurança e facilidades para os ciclistas.

Construção de ciclovias, implantação de ciclofaixas, sinalização de faixas de compartilhamento, implantação de paraciclos em espaços públicos e realização de campanhas educativas são algumas das ações que a Setran tem implantado.

A primeira obra concluída neste ano foi a recuperação física da ciclovia da rodovia Serafim Derenzi, a mais perigosa e deteriorada da cidade. Está em andamento a ciclovia da avenida Munir Hilal, em Jardim Camburi, e estão prontos os projetos de integração das ciclovias desde a Ilha do Príncipe até Jardim Camburi, ou seja, os trechos do Centro-Porto de Vitória e Ponte de Camburi-Praça dos Namorados.


Voltar ao topo da página