Notícias

Intolerância religiosa em debate no primeiro seminário sobre o tema

Publicada em 25/07/2009, às 10h00

Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Roberta Duarte


Kadidja Fernandes
Centro espírita
O evento tem como objetivo incentivar o exercício da tolerância e da liberdade de culto, sem qualquer tipo de discriminação ou repressão

O dia 13 de agosto faz parte do calendário oficial de Vitória como o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa.

Para celebrar essa data, a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) promove, por meio da Gerência de Políticas de Raça, o I Seminário Intolerância Religiosa em Debate: Desafios e Superações.

O evento, que ocorre no dia 8 de agosto, das 14 às 20 horas, no auditório da Semcid, na Casa do Cidadão, em Maruípe, tem como objetivo incentivar o exercício da tolerância e da liberdade de culto, sem qualquer tipo de discriminação ou repressão em função da diversidade dos costumes e crenças.

Participarão do evento líderes católicos, evangélicos, messiânicos, kardecistas, judeus, budistas, de matrizes africanas (umbanda e candomblé) e representantes dos povos ciganos e indígenas. Também estará presente o deputado estadual Givaldo Vieira, autor do anteprojeto de lei sobre o Dia de Enfrentamento à Intolerância Religiosa.

Seminário

Entre as palestras está a do mestre em teologia, Julio Zabatielo, com o tema: "A Formação da Intolerância Religiosa na Formação da Cultura Brasileira". O professor é um pesquisador do Antigo Testamento. Participa, também, desta palestra o secretário-executivo do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas do Rio de Janeiro (CEAP - RJ), Ivanir dos Santos.

Além das palestras haverá apresentação de testemunhos de pessoas que sofreram discriminação em função de sua escolha religiosa e um momento para debates e encaminhamentos de propostas que gerem ações de políticas públicas para esse segmento social.

O secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Eliézer Tavares, destaca a importância do diálogo entre pessoas de crenças distintas. "As pessoas precisam conversar sobre suas diferenças e convergências, convivendo, mutuamente, com diferentes religiões e culturas. Mas esse diálogo deve ser construtivo e em torno de ideais comuns, ressaltando os pontos convergentes e esquecendo as divergências. É preciso entender o outro e evitar o proselitismo", enfatizou.

Dia

A data foi instituída por meio da lei número 6.627/06 e tem como finalidade promover os direitos fundamentais à liberdade de crença e ao livre exercício de cultos religiosos. Estabelece como ponto culminante a reunião de entidades da sociedade civil, líderes religiosos, personalidades e ativistas dos direitos humanos e também objetiva fomentar a organização de palestras e outros eventos que tratem da diversidade religiosa.

As inscrições, que são gratuitas, poderão ser feitas a partir de segunda-feira (27), das 8 às 18 horas, pelos telefones: 3382-6699 e 3382-6697.

Programação

 

Kadidja Fernandes
Interior da Igreja São Gonçalo
O secretário Eliézer destaca que pessoas precisam conversar sobre suas diferenças e convergências a partir de um diálogo construtivo

14h - Abertura - Leitura e análise do texto da Lei nº 6627/06, que institui o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa e apresentação cultural.
14h30 - 1ª Mesa: Políticas, Vivências Inter-religiosas - Testemunho de 10 representantes de diferentes religiões.
15h30 - 2º Mesa: Palestra - A Formação da Intolerância Religiosa na Formação da Cultura Brasileira - Palestrantes: Júlio Zabatiero - professor de Teologia da Faculdade Unida de Vitória e Ivanir dos Santos - secretário-executivo do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas do Rio de Janeiro (CEAP-RJ).
16h30 - Debates com cinco líderes religiosos sobre a palestra A Formação da Intolerância Religiosa na Formação da Cultura Brasileira .
17h15 - Debate
18h - Proposições e encaminhamentos.


Voltar ao topo da página