Notícias

Prefeitura oferece 287 vagas em diferentes cursos de qualificação profissional

Publicada em 04/10/2013, às 18h24 | Atualizada em 07/10/2013, às 11h14

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Padeiro
Padeiros terão a oportunidade de fazer curso gratuito de qualificação
Elizabeth Nader
Sacolas plásticas sendo usadas em caixa de supermercado de Vitória
Agência Municipal do Trabalhador está com vagas abertas para operador de supermercado

Moradores da capital cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que querem aumentar sua renda ou até mesmo atuar em uma nova atividade podem contar com novos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). No total, são 287 vagas.

A partir desta segunda-feira (7), estarão abertas as vagas para os seguintes cursos: operador de supermercado (200 horas); porteiro e vigia (160 horas); recreador (160 horas) e padeiro confeiteiro (320 horas). Detalhes sobre os pré-requisitos mínimos para inscrições, a quantidade de vagas por curso, os horários, os períodos de realização e os locais podem ser vistos aqui.

Já estão abertas também e vão até o dia 18 de outubro as inscrições para os cursos de almoxarife (180 horas); modelista (230 horas); desenhista da construção civil (220 horas); montador e reparador de computadores (180 horas). Em aberto, há ainda os cursos de desenhista de produtos gráficos web (220 horas) e montador e reparador de computadores (180 horas). Veja aqui mais informações sobre esses seis cursos.

As inscrições poderão ser feitas das 9 às 17 horas, na Agência Municipal do Trabalhador, na rua Sete de Setembro, na praça Ubaldo Ramalhete, no Centro Histórico (ao lado da Casa de Maria, antigo Colégio do Carmo). Informações pelo telefone (27) 3132-5313.

A oferta desta vez é de 287 vagas. Os cursos terão início ainda em outubro e novembro. A Prefeitura oferece também atendimento exclusivo para pessoas com deficiência de terça a quinta-feira, das 8 às 14 horas, no Centro de Referência de Pessoas com Deficiência (CRPD), na avenida Professor Fernando Duarte Rabelo, 70, em Goiabeiras. O telefone é 3327-5236.

Documentos

Os interessados deverão portar os seguintes documentos: encaminhamento do Cras, carteira de trabalho, comprovante escolar, cópias de CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e número de conta na Caixa Econômica Federal (poupança ou corrente) ou Conta Fácil (casas lotéricas).

Os cursos serão executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Carga horária

Segundo a gerente de Qualificação do Trabalhador da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda, Fabiana Santos de Oliveira, a carga horária dos cursos - com, no mínimo, 160 horas - valoriza a formação. "É uma chance para que os interessados se qualifiquem e tenham melhores oportunidades num mercado cada vez mais competitivo e carente de bons profissionais".

Ela explicou que as oportunidades são criadas de acordo com a demanda de mercado e que há acompanhamento de técnicos desde a inscrição até a conclusão dos cursos, o que estimula a formação completa.


Voltar ao topo da página