Notícias

Vitória é a sexta melhor cidade do país em bem-estar para os moradores

Publicada em 22/08/2013, às 12h15

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Vitor Nogueira
Vista da Praia do Canto
Condições ambientais e infraestrutura da capital foram alguns dos quesitos que levaram Vitória ao sexto lugar geral no levantamento do Ibeu

Vitória está prestes a celebrar os seus 462 anos de histórias e muitas conquistas. No entanto, o presente chegou de forma antecipada para os seus moradores.

Após ser indicada como a segunda capital e o quarto município no país com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) – considerando renda, longevidade e educação -, com a nota 0,845, de acordo com levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a cidade obteve mais uma vitória.

O Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu) apontou Vitória como a sexta melhor cidade do país entre 298 municípios que participaram do levantamento. A pesquisa foi feita pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Observatório das Metrópoles com base nos dados do Censo Demográfico de 2010 e levou em consideração cinco quesitos: mobilidade (tempo casa-trabalho), condições ambientais, condições habitacionais, serviços coletivos e infraestrutura.

A nota máxima que poderia ser obtida seria 1 e a capital alcançou o índice de 0,894. Com pontuação de 0,911, Americana (SP) foi a cidade com o melhor índice. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado e disse que o índice é fruto dos serviços prestados pela administração municipal aos munícipes.

"Vitória estabilizou seu crescimento populacional há alguns anos e isso nos permite fazer políticas públicas com melhor planejamento. Os quesitos do levantamento estão muito ligados com a prestação de serviços da Prefeitura. Cabe à nossa administração a manutenção dessa posição e estamos trabalhando para manter os resultados e indicadores. Para isso, estamos imprimindo um modelo de gestão compartilhada, no qual o diálogo é a principal ferramenta e método de trabalho".


Voltar ao topo da página