Notícias

Inscrições abertas para cursos gratuitos de garçom e auxiliar administrativo

Publicada em 29/04/2013, às 11h53 | Atualizada em 29/04/2013, às 11h56

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral
Garçom
Profissionais podem se capacitar para buscar um emprego de garçom no crescente mercado para área
Carlos Antolini
Servidor usando o computador
Pessoas terão a oportunidade participar de curso gratuito para auxiliar administrativo

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) – Bolsa Formação Trabalhador está com inscrições abertas para os cursos de garçom e auxiliar administrativo. No total, serão 45 vagas oferecidas até esta sexta-feira (3).

O público-alvo é formado por moradores de Vitória cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), beneficiados pelo Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico).

As inscrições deverão ser feitas na Agência Municipal do Trabalhador (AMT), na praça Ubaldo Ramalhete, rua Sete de Setembro, ao lado da Casa de Maria (antigo Colégio do Carmo), no Centro. Informações pelo telefone (27) 3132-5313.

Os cursos terão início no dia 20 de maio. A carga horária para garçom é de 250 horas. Serão 20 vagas oferecidas, das 8 às 12 horas, no Hotel Escola Ilha do Boi. A escolaridade mínima dos interessados, que deverão ter pelo menos 16 anos, é ensino fundamental completo.

Já para auxiliar administrativo, serão 25 vagas, das 14 às 18 horas, no Senac da avenida Beira-Mar. A carga horária é de 160 horas. A idade mínima é 16 anos e os interessados deverão ter o ensino médio incompleto.

Os documentos necessários são: encaminhamento do Cras (deve ser retirado no Cras do bairro), Carteira de Trabalho, comprovante de escolarização, xerox do CPF, RG e comprovante de residência atual e escolaridade.

Renda

Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Paulo Renato Fonseca Júnior, a demanda por garçons cresce a cada dia na Grande Vitória, em especial na capital. Ele explica que o mercado emprega rapidamente os profissionais e valoriza os melhores, que, normalmente, surpreendem-se com a renda alcançada.

"Os consumidores estão atentos, mais exigentes e exigem bom atendimento por garçons bem formados em cursos de referência, como será este oferecido. A carga horária é extensa, os professores, experientes. Será uma oportunidade para aqueles trabalhadores que desejam avançar na profissão que impacta diretamente a área de turismo também".

Carga horária

Segundo a gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Santos, a carga horária dos cursos - com, no mínimo, 160 horas - valoriza a formação. "É uma chance para que os interessados se qualifiquem e tenham melhores oportunidades num mercado cada vez mais competitivo e carente de bons profissionais".

Ela explicou que as oportunidades são criadas de acordo com a demanda de mercado e que há acompanhamento de técnicos desde a inscrição até a conclusão dos cursos, o que estimula a formação completa.


Voltar ao topo da página