Notícias

Prefeitura e skatistas entram em acordo sobre o uso do calçadão de Camburi

Publicada em 18/01/2013, às 14h22 | Atualizada em 18/01/2013, às 23h30

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Roberto Junquilho


Yuri Barichivich
Reunião do prefeito Luciano Rezende com Skatistas para discutir as mudanças do calçadão
Prefeito Luciano Rezende recebeu os desportistas para dialogar sobre o uso do calçadão de Camburi

"Parece um sonho isso aqui". A declaração é do vice-presidente da Associação Capixaba de Skate, Laurinho do Skate - ele faz questão de ser chamado assim -, e foi dada na reunião entre o prefeito Luciano Rezende e um grupo de praticantes desse esporte, nesta sexta-feira (18), que resultou na decisão de estabelecer um horário para uso do calçadão de Camburi para diferentes públicos.

A partir deste final de semana, o calçadão será exclusivo para uso de pedestres das 6 às 8 e das 18 às 22 horas. Fora desses horários, skatistas e patinadores poderão utilizar o espaço para a prática de suas modalidades esportivas. Para os ciclistasm nada mudou. O espaço a ser utilizado é somente a ciclovia.

O prefeito Luciano Rezende afirmou que desde o início da alteração vem procurando dialogar com todos os usuários do espaço. "Nunca fizemos nenhuma proibição, pois sempre buscamos o diálogo a fim de termos uma convivência urbana pacífica. Este encontro é resultado desta disposição do poder público compartilhar as suas decisões com a cidade".

O prefeito recebeu o grupo em seu gabinete, acompanhado do vice-prefeito, Waguinho Ito, que também é secretário de Assistência Social, e dos secretários de Esportes, Wallace Valente; Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata; e Segurança Urbana, Wellington da Costa Ribeiro.

Além de Laurinho do Skate, estiveram presentes Vitor Alexandre, do grupo Skate de Rua, Alexandre Guerra, representando os praticantes de longboard, e a patinadora Flávia Pretti.

Durante o encontro, foi constituído um grupo permanente de cooperação técnica, com o objetivo de estudar sugestões e propostas para melhorar os locais para a prática de skate existentes na cidade e implantar outros. Entre os locais relacionados para receber melhorias, estão a arena localizada na Praça dos Namorados, a Praça do Papa, o Tancredão e uma área em Goiabeiras.

Elizabeth Nader
Orla - calçadão da Praia de Camburi
Calçadão de Camburi poderá ser usado por skatistas e patinadores fora dos horários destinados aos pedestres

O prefeito ressaltou que pretende dar prioridade à prática desportiva com novas áreas e horários noturnos. Os representantes dos skatistas se dispuseram a cooperar com a Prefeitura de Vitória no sentido de achar soluções para eventuais problemas.

Laurinho do Skate afirmou que isso é positivo, lembrando que eles nunca foram ouvidos anteriormente, o que gerava conflitos. O grupo irá apresentar sugestões até a semana que vem para serem analisadas em conjunto pelo prefeito e os secretários envolvidos diretamente no assunto.

Neste sábado (19), os skatistas irão cooperar com a Prefeitura de Vitória na distribuição de um panfleto educativo sobre o uso do calçadão, de acordo com o que ficou acertado na reunião com o prefeito Luciano Rezende.


Voltar ao topo da página