Notícias

Vitória recebe o ônibus itinerante do SOS Mata Atlântica na Ilha do Papagaio

Publicada em 22/01/2013, às 11h45 | Atualizada em 25/01/2013, às 10h55

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Caminhão SOS Mata Atlânctica
Crianças se divertiram e brincaram no ônibus itinerante em 2011, quando ele se instalou no Parque Pedra da Cebola

Imagine visitar um caminhão, poder assistir a filmes e ter acesso a jogos, palestras e diferentes dinâmicas. Isso será possível durante a Exposição Itinerante do Cidadão Atuante "A Mata Atlântica é aqui", que ficará aberta ao público ao lado do Centro de Visitação do Projeto Tamar, na Ilha do Papagaio, desta sexta-feira (25) até o dia 8 de fevereiro.

A exposição, que é um projeto da Fundação SOS Mata Atlântica, funciona em um caminhão todo adaptado com espaço aberto para jogos, palestras e exibição de filmes que apresentam a importância desse bioma para a Terra, além de maquetes ambientais e uma biblioteca. O horário de funcionamento será das 10 às 16 horas.

Entre as propostas da exposição, estão: ampliar o conhecimento do público em geral sobre a Mata Atlântica, seus problemas e soluções; sensibilizar as pessoas sobre a importância de se envolver na luta pela conservação desse bioma por meio de atitudes práticas em seu dia a dia; e cadastrar voluntários e parceiros, formando uma grande rede de apoiadores deste esforço.

Educação ambiental

Arquivo PMV-SECOM
Parque Municipal Gruta da Onça
O parque Gruta da Onça é ideal para trilha e para conhecer a vegetação de Mata Atlântica

Para a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Juliana Sardinha, a importância dessa exposição está em consonância com o Programa de Educação Ambiental, vindo a contribuir com as ações já realizadas nos Centros de Educação Ambiental dos Parques Naturais de Vitória que abrigam a Mata Atlântica de encosta.

Esse é o terceiro ano que o projeto SOS Mata Atlântica vem a Vitória, já estando presente na capital em 2009 e 2011, no Parque Pedra da Cebola. O projeto já percorreu 124 cidades em 17 estados brasileiros. Nesse quarto ano de exposição, já foram visitados 11 municípios.

Para quem quiser conhecer de perto o bioma Mata Atlântica no município de Vitória nas férias, Juliana sugere uma visita aos Parques Naturais Municipais, que oferecem trilhas interpretativas e mirantes, como Gruta da Onça, Tabuazeiro e Fonte Grande.


Voltar ao topo da página