Mosquitos: controle ajuda a reduzir incidência de doenças e incômodos

Os mosquitos são vetores potenciais de diversas doenças e se reproduzem por meio da deposição de ovos em locais com água acumulada. Em função das características do ambiente urbano, a cidade dispõe de muitos depósitos que podem acumular água e se tornar criadouros de mosquitos, sejam eles naturais (valas, charcos e outros alagados) ou artificiais (caixas de passagem, fossas, fosso de elevadores, vaso sanitário, calhas, ralos, materiais descartáveis, pratos, vasos, pisos, lajes, marquises, bueiros, pneus, garrafas, etc).

Por isso, o monitoramento e controle desses insetos é uma atividade imprescindível para reduzir o risco da população adquirir doenças importantes ou sofrer com o incômodo das picadas e das atividades de repasto das fêmeas aladas (especialmente na hora de dormir).

Controle da Dengue, Zika e Chikungunya

Para controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, as Diretrizes Nacionais do Ministério da Saúde preconizam a realização de visitas a cada imóvel do município, seja ele residencial, comercial, lote ou terreno. Em Vitória, são realizados ao menos 04 ciclos de visita, com intervalo entre uma visita e outra de três meses.

Essa atividade é realizada pelo Agente de Combate às Endemias (ACE), que exerce a função uniformizado, identificado e portando bolsa de campo com identificação da Prefeitura de Vitória. Na visita, o Agente orienta os proprietários de imóveis sobre as medidas corretivas e preventivas para evitar a proliferação de mosquitos, elimina criadouros e, quando não é possível a eliminação, realiza aplicação de larvicidas químico para impedir que as larvas se desenvolvem em mosquitos adultos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

O morador ou proprietário de imóvel em Vitória que não tenha recebido uma visita do agente nos últimos 03 (três) meses pode solicitar a visita domiciliar mediante agendamento pelo serviço 156 Online. Por meio deste serviço também podem ser feitas denúncias de situações de risco para proliferação de mosquitos, as quais são verificadas pelas equipes de Agentes de Endemias.

Infestação de mosquitos

Além do controle do Aedes aegypti, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), realiza um conjunto de ações de monitoramento e controle de mosquitos de diversas espécies, para fins de minimizar os incômodos causados por eles e o risco de transmissão de doenças.

Esse controle é realizado nas áreas públicas do município sujeitas ao acúmulo de água e em criadouros com maior concentração de matéria orgânica, tais como bueiros, bocas-de-lobo, poços de vistoria da rede pluvial, galerias, charcos, alagados e valas. Para avaliar a qualidade das ações e a infestação de mosquitos, são monitoradas diariamente armadilhas luminosas para captura de mosquitos adultos, distribuídas em todas as Regiões de Saúde de Vitória.

Carro Fumacê

A aplicação espacial de inseticida (conhecida como carro fumacê) é utilizada para controle da população de mosquitos adultos, em situações de alta infestação e onde há surtos e epidemias de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, zika e chikungunya. Essa técnica não é utilizada na rotina das atividades, e sim somente em situações em que se fazem necessários adoção de medidas de controle mais eficazes em curto espaço de tempo para diminuir a população de mosquitos adultos, em função do grande incômodo ou risco de se aumentar o número de casos de doenças transmitidas por eles.

Os critérios utilizados para uso da estratégia envolvem a incidência de casos notificados de dengue, zika e chikungunya, número de mosquitos capturados nas armadilhas de monitoramento e reclamações recebidas de munícipes. O morador de Vitória que se sinta incomodado com a presença de mosquitos pode solicitar o serviço por meio do 156 Online, com custo de ligação local, de segunda a sexta, das 7 às 16 horas, exceto feriados. Pode ainda usar a opção on-line do 156.
As reclamações recebidas auxiliam a equipe técnica a estabelecer prioridades para atendimento com o serviço.

Serviços realizados

  • Visita a todos os imóveis do município por meio dos Agentes de Combate às Endemias, em pelo menos 04 ciclos anuais;
  • Monitoramento semanal de 37 estações de captura de mosquitos adultos por meio de armadilhas luminosas, distribuídas em todo município;
  • Vistoria e tratamento semanal de bueiros com larvicida biológico;
  • Vistoria e tratamento mensal de valas, charcos e alagados, com larvicida biológico;
  • Tratamento espacial com inseticida (fumacê) para bloqueio de casos notificados de doenças, como a dengue, zika e chikungunya;
  • Tratamento espacial com inseticida para controle de infestação de mosquitos, identificadas pelo monitoramento das armadilhas e reclamações recebidas pelo 156;
  • Ações educativas e de sensibilização realizadas pela equipe de Educação em Saúde, abordando o controle de mosquitos, a dengue e outros cuidados sanitários.

Última atualização em 28/03/2023, às 17h31.

Voltar ao topo da página