Coleção Outros Títulos: obras sobre a organização sociopolítica

Confira as produções da Coleção Outros Títulos, editada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

A Múltipla Presença

Analisa as diversas facetas do jornalista Amylton de Almeida, falecido em 1995. Acompanha o livro uma seleção das melhores críticas de cinema publicadas por Amylton no jornal A Gazeta. Escritor, dramaturgo e jornalista, além de diretor de televisão e cinema, Amylton venceu duas vezes o Festival de Verão da Rede Globo, mas se tornou conhecido nacionalmente pelo filme "O Amor está no Ar", dirigido por ele e que deu a Eliane Giardini o Kikito (estatueta) de melhor atriz no Festival de Gramado. A publicação é organizada por Deny Gomes e agrupa textos de diversos autores.

Biografia de uma Ilha

É uma ampla pesquisa acerca da cidade de Vitória, de sua organização social, política e econômica. Publicado originalmente em 1965, o livro de Luiz Serafim Derenzi traz também um apanhado das ações de cada governo da cidade desde o donatário Vasco Fernandes Coutinho até o início dos anos 40. Acompanham a publicação 41 fotografias de Vitória tiradas entre 1925 e 1937.

Contraponto, Reta, Plano

É de autoria de Erly Vieira Jr. e foi lançado com a captação de recursos da Lei Rubem Braga. Conforme texto de Deneval Siqueira de Azevedo Filho, doutor em Teoria Literária pela Unicamp, no livro, Erly toma o próprio "contraponto como fio condutor de sua poética simbólico-gótica (hélice do infinito, a vida é curva, segredo tatuado).

Mesmo quando o lirismo se põe em Reta, Erly tece contornos: tece luvas, pegadas e adegas. Por isso, seus versos têm um tom gótico forte e irônico, sugerindo sempre que o poder das palavras destrói o vazio da própria reclusão".

Era uma Vez... Hermógenes Lima Fonseca

É uma homenagem ao folclorista Hermógenes Lima Fonseca. Vários profissionais contam passagens da vida de Hermógenes e suas histórias, entre eles, Renato Pacheco, Adilson Vilaça, Luiz Guilherme Santos Neves, Rogério Medeiros, Bernadete Lyra, Kátia Bóbbio, Tertolino Balbino, Orlando Bomfim Netto, Ilda Castro e Jairo de Britto.

Poiesis

Reúne 15 poemas, de diferentes autores, resultado de duas oficinas de poesia orientadas pelo poeta Valdo Motta, na Escola de Arte Fafi, em 1993 e 1995. Valdo é autor de Bundo, publicado pela Editora da Unicamp, e foi ele o organizador de Poiesis.

O Novo Arrabalde

Busca compreender o processo de urbanização de Vitória partindo da análise da implementação do primeiro plano urbanístico da cidade, traçado no final do século passado. O livro é uma dissertação de mestrado defendida com sucesso por Carlos Teixeira de Campos Júnior na Universidade de São Paulo (USP).

O plano do Novo Arrabalde, traçado por Saturnino de Brito, transforma-se na região mais nobre de Vitória décadas depois. Acompanham o livro fotos e mapas da época.

Parque Moscoso - Documento de Vida. 2ª ed. Coleção Cadernos de História nº 45

Concede ao leitor, na primeira parte do livro, uma visão panorâmica de Vitória no século XIX. A segunda aborda especificamente o Parque Moscoso desde o início de sua construção (1908), passando pelo ano de sua inauguração (1912) e abrangendo as mudanças feitas no logradouro até 2001, em sua reinauguração.

Com texto de Maria Izabel Perini Muniz, a publicação foi lançada pelo Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES).

Última atualização em 07/05/2019, às 18h36.

Voltar ao topo da página