Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Castração de cães e gatos

Yuri Barichivich

Vacinação de animais contra a raiva

O serviço de esterilização de cães e gatos é realizado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental CVSA prioritariamente em áreas consideradas de risco do ponto de vista de saúde pública, onde a castração e a orientação sobre guarda responsável aos proprietários de animais se mostram ferramentas importantes para controle de zoonoses e agravos relacionados.

Para ter acesso ao serviço, faz-se necessário registro da solicitação por meio do Fala Vitória 156, com custo de ligação local, de segunda a sexta, das 7 às 16 horas, exceto feriados. Pode ainda usar a opção on-line do 156, com informações completas do solicitante (nome, telefone celular e ou fixo), quantidade, espécie, porte e sexo do(s) animal(is) e endereço completo de residência. De posse dessas informações, a equipe do CVSA realiza uma triagem e entra em contato com os munícipes solicitantes por telefone ou via sistema 156.

Para as solicitações que se enquadram nos critérios de seleção como prioritárias, o proprietário do animal é convidado para assistir uma palestra sobre Guarda Responsável, em que são expostos os riscos e benefícios do procedimento, bem como os deveres do cidadão enquanto responsável por um cão e gato (conduta adequada para trânsito de animais, cuidados médicos veterinários recomendados, obrigações em relação ao recolhimento das fezes, etc).

Atualmente, são consideradas prioritárias as solicitações dos bairros das Regiões de São Pedro, Santo Antônio e Maruípe, por serem esses os bairros com maiores índices de agressões por animais, maior número de solicitações de recolhimento de animais recebidos pelo SIC-156 e maior cobertura vacinal nas campanhas de vacinação, o que sugere maior população de cães e gatos naqueles bairros e a maior necessidade de reforço nas orientações sobre guarda responsável junto aos respectivos proprietários.

Também são selecionadas situações específicas identificadas na rotina das equipes de Agentes de Saúde, Agentes de Endemias e servidores da Equipe de Controle Animal, que se enquadram no critério de risco à saúde (caso de acumuladores, pessoas em situação de rua ou situações que justifiquem a necessidade de castração no âmbito da saúde pública).  

Última atualização em 02/10/2017

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site