Notícias

Vitória terá sessões gratuitas de cinema do projeto Curta na Praça

Publicada em 03/06/2012, às 17h00

Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui


Imagem Divulgação
O gigante do papelão
Cena do curta-metragem "O Gigante de Papelão"

Telão montado ao ar livre. Cadeiras para cerca de 600 pessoas e mais pipoca e refrigerante para assistir a uma sessão feita apenas com filmes de curta-metragem. Nos dias 9 e 10 de junho, a Enseada do Suá recebe a programação do projeto Curta na Praça. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Com sessões abertas ao público, na praça do Papa, às 18h30 e às 20h30, o projeto exibe 24 curtas nacionais de animação, ficção e documentários, ganhadores de diversos prêmios no Brasil e no exterior, exibidos em quatro sessões.

O objetivo do Curta na Praça, que nasceu no Rio de Janeiro, é levar a magia da sétima arte para as praças de todo o Brasil e envolve ainda debates com atores e diretores dos curtas exibidos.

Visa ainda democratizar o cinema brasileiro e resgatar os programas feitos em família. A proposta é atuar no acesso e na formação de público, disseminando valores humanos a partir do cinema.

A cada sessão exibida, são realizados sorteios de camisetas em latas de filme, bolsas e, para completar, os espectadores poderão fazer perguntas para os realizadores convidados e votar no curta que mais gostaram.

Em 2011, o projeto recebeu 12 mil pessoas em cinco cidades do Rio de Janeiro e espera receber, nessa edição, uma média 20 mil espectadores. Os títulos selecionados não possuem cenas de violência, sexo ou drogas, mas sim temas que fazem crianças, jovens, adultos e idosos pensarem, ou apenas sonharem, no escurinho do cinema.

Imagem Divulgação
Vivi Viravento
"Vivi Viravento" curta que também será exibido na praça do Papa

Para muitas pessoas, o Curta na Praça representa a primeira ida ao cinema.

“Tem gente que fica deslumbrada com o número de cadeiras e com o tamanho da tela. Famílias inteiras assistem à programação”, conta Juliana Teixeira, idealizadora do projeto. Em São Francisco de Itabapoana, por exemplo, o público no ano passado chegou a 2,5 mil pessoas.

Atriz e produtora de teatro e cinema, Juliana explica que a escolha de curtas em detrimento dos longas é para dar um panorama da produção nacional.

“No tempo em que normalmente se exibe um longa-metragem, exibiremos em média, cinco curtas de temática atual e variada, o que serve para situar o público diante da cinematografia brasileira”, diz.

A maioria dos curtas foi premiada em festivais no Brasil e exterior, como o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Animamundi, Festival do Rio, Brasília, Gramado entre outros.

Serviço
Curta na Praça em Vitória
Atrações: 24 filmes de curta metragem nacionais de animação, ficção e documentários. Distribuição de pipoca e refrigerante.
Quando: 9 e 10 de junho, sessões às 18h30 e às 20h30.
Onde: Praça do Papa, Enseada do Suá.
Entrada gratuita.


Voltar ao topo da página