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Procon Municipal divulga lista de fornecedores mais reclamados por consumidores

Publicada em 14/03/2012, às 17h37

Por Thiago Alves Pereira, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Vitor Zanotelli


Carlos Antolini
telefonia celular
Em comparação ao último ranking publicado, houve uma piora em relação aos serviços de telefonia

Ciente dos direitos do consumidor a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, por meio do Procon Municipal, divulgou, nesta quarta-feira (16), o Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas. A publicação é uma ações que acontece durante a Semana do Consumidor.

A lista mostra o ranking dos fornecedores que mais receberam reclamações por parte dos consumidores no Procon de Vitória. O cadastro compreende o período de setembro de 2010 a dezembro de 2011.

Assim como em sua publicação anterior, o levantamento traz o índice de resolutividade das empresas, ou seja, a lista mostra quantas reclamações foram, ou não, atendidas pela empresa entre as reclamações feitas pelos consumidores.

Em comparação ao último ranking publicado, pode-se notar uma piora em relação aos serviços de telefonia. A Tim e a Embratel apresentaram um índice de resolutividade de reclamações atendidas de 5,26% e 6,67%, respectivamente.

Na listagem anterior, esse mesmo índice era de 89% (Tim) e 74% (Embratel). Já a empresa Vivo aparece com cerca de 73% de reclamações atendidas no novo ranking, contra 83% no período anterior.

Os fornecedores de equipamentos eletrônicos também apresentaram piora no registro de reclamações atendidas. A Ricardo Eletro apresentou índice de 9,52% contra 71% na lista anterior. A Sipolatti obteve queda de 66% para cerca de 20%.

Para o gerente do Procon Municipal, Marcos Nati, o resultado do Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas "serve de alerta e de orientação para o consumidor, que, ao necessitar adquirir um bem ou contratar um serviço, terá previamente informações sobre o comportamento das empresas no trato com seus consumidores." O munícipe que desejar esclarecer dúvidas pode fazê-lo por meio do telefone Fala Vitória 156.


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