Notícias

Dia do Manguezal: campanha chega às feiras de Jardim da Penha e de São Pedro

Publicada em 30/07/2021, às 15h25 | Atualizada em 30/07/2021, às 16h16

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Divulgação Semmam
Conscientização sobre manguezal nas feiras livres
Ação visa conscientizar frequentadores das feiras sobre a importância do ecossistema para a economia, a cultura e a história de Vitória (ampliar)
Divulgação Semmam
Conscientização sobre manguezal nas feiras livres
Atividade integra as comemorações pelo Dia Mundial de Proteção aos Manguezais e pelo Dia Municipal do Manguezal (ampliar)

Símbolo da vida nos manguezais, um enorme caranguejo-uçá vai chamar a atenção dos frequentadores das feirinhas de Jardim da Penha e São Pedro neste sábado (31). O desenho é apenas uma das atrações da campanha educativa "Manguezal: É importante conhecer para preservar", sobre a importância do ecossistema para a economia, a cultura e a história de Vitória e as atitudes necessárias para conservá-lo.

A ação integra as comemorações pelo Dia Mundial de Proteção aos Manguezais e pelo Dia Municipal do Manguezal, celebrados no dia 26 de julho, elaboradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

"O intuito da ação nas feiras livres é dialogar com as comunidades no sentido de transformar o olhar com relação a esse ecossistema de belezas e recursos naturais tão importantes. Sabemos que é preciso conhecer para preservar", explicou a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

A mesma estratégia de abordagem educativa foi realizada no último dia 24, em Goiabeiras, e o caranguejo-uçá virou cenário para fotos e selfies. "A comunidade recebeu muito bem a campanha. As crianças se divertiram com as cartilhas, jogos da memória e quebra-cabeças e os adultos se mostraram atentos às informações recebidas das equipes da Educação Ambiental", contou Juliana.

"Nosso objetivo com a programação pelo Dia do Manguezal é sensibilizar a população sobre a importância desse ecossistema, considerado berçário do mar. Os moradores da cidade têm o privilégio de conviver com um dos maiores e mais belos manguezais urbanos do mundo e a Prefeitura de Vitória, na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini, atua intensamente, em diferentes frentes, para a preservação dessa riqueza", disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Educação ambiental nas escolas

Integrando a programação pelo Dia do Manguezal, estudantes de três escolas da rede municipal tiveram aulas mais divertidas e dinâmicas nesta semana.

Os estudantes andaram sobre o Mapa Gigante Interativo: Caminhando pelo Ecossistema Manguezal de Vitória, ouviram histórias e cantaram com o palhaço Passarim no vídeo "Tem Mágica no Manguezal" e participaram de outras atividades idealizadas com o objetivo de chamar a atenção para a riqueza de vida contida em um cenário tão próximo a eles: os manguezais.

A ação educativa "Roda de Conversa: Manguezal – Múltiplos Olhares" foi realizada na quarta-feira (28) para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras. Na quinta-feira (29), foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro. E nesta sexta-feira (30), os atrativos chegaram à Emef Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D´arc.

Em comum, as três unidades estão em comunidades margeadas pelo ecossistema. Muitas famílias sobrevivem da cata de caranguejos e mariscos ou da comercialização de refeições à base de frutos do mar, por exemplo.

A realização das atividades envolveu parceiros, como a Codesa, que produziu os vídeos "Tem Mágica no Manguezal" e "Manguezais da Baía de Vitória", e um informativo que trata de forma mais aprofundada das riquezas e da importância do manguezal.

PROGRAMAÇÃO
  • Dia 31 (sábado), das 8h às 12h - Abordagens educativas nas feiras livres de Jardim da Penha e de São Pedro
  • Até dia 20 de agosto, sempre das 9h às 17h: Lançamento do vídeo educativo “Manguezais da Baía de Vitória”, em parceria com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa); exposição “Manguezal: Múltiplos Olhares” e Mapa Gigante Interativo: Caminhando pelo Ecossistema Manguezal de Vitória, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Santo André. Entrada gratuita

Voltar ao topo da página