Notícias

Gripe: Vitória abre mais de 3 mil vagas neste sábado (17)

Publicada em 16/04/2021, às 19h06 | Atualizada em 16/04/2021, às 19h06

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Jansen Lube/PMV
Inicio da campanha de vacinação contra Influenza (gripe) 2021 - Criança sendo vacinada
Crianças entre 6 meses e 6 anos de idade devem ser vacinadas contra a gripe (ampliar)

A partir das 11 horas deste sábado (17), a Prefeitura de Vitória abre 3.285 novas vagas para a vacinação contra a gripe (influenza) por agendamento on-line (no link https://agendamento.vitoria.es.gov.br da ou no aplicativo Vitória Online). Do total de doses, 2.200 serão para crianças de seis meses e menores de seis anos) 425 para gestantes, 180 para puérperas e 480 para trabalhadores da saúde.

A vacinação será realizada nos dias 19 (segunda), 20 (terça), 22 (quinta) e 23 de abril (sexta-feira).

Neste primeiro momento, a campanha de imunização contra a gripe está voltada aos trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebês até 45 dias).

Para imunizar os pequenos, é preciso levar o cartão de vacina ou um documento da criança, em caso de perda da caderneta.

Gestantes podem levar o cartão da gestante ou exames e documento de identificação com foto.

Já as puérperas devem apresentar certidão de nascimento do bebê ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Os profissionais de saúde podem levar o crachá e a declaração do serviço de saúde onde atua, o contracheque, o contrato de trabalho, a carteira de trabalho ou a carteira do conselho de classe junto com a declaração do serviço onde atua.

Acadêmicos que prestam assistência em serviços de saúde com jornada semanal mínima de 16 horas deverão apresentar uma declaração da instituição de ensino indicando essa atuação.

Locais de vacinação

A imunização será nas seguintes unidades de saúde de Vitória: Grande Vitória, Jardim Camburi, Santa Luíza, Praia do Suá, Maruípe, Ilha de Santa Maria, Santo Antônio, Centro, Consolação, Maria Ortiz, Fonte Grande, São Cristóvão, Santa Martha, Resistencia, Santo André, Conquista, Ilha das Caieiras e Andorinhas.

Campanha

A campanha de vacinação contra a gripe será realizada em etapas, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde. A estimativa é imunizar cerca de 143 mil pessoas na capital durante toda a campanha, que tem previsão de terminar em 9 de julho.

• 1ª fase (entre 12/4 e 10/5) – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebês até 45 dias e apresentem algum documento que comprove a condição) e trabalhadores da saúde.

• 2ª fase (a partir de 11/5 até 8/6) – O sistema vai manter as doses para o grupo anterior, além de abrir mais vagas para imunizar também idosos a partir dos 60 anos e professores das escolas públicas e privadas.

• 3ª fase (a partir do dia 9/6 até 9/7) – Além de imunizar as pessoas dos primeiros grupos, haverá doses para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Como agendar

Para marcar a imunização no agendamento on-line, basta acessar https://agendamento.vitoria.es.gov.br ,  clicar na categoria "Saúde" e depois selecionar o serviço "Vacinação Influenza". Também é possível agendar pelo aplicativo Vitória Online.

Vale ressaltar que as vacinas são distribuídas exclusivamente pelo Ministério da Saúde e a liberação de novas vagas no sistema depende sempre da entrega dos novos lotes.

Covid-19

Apesar de a vacina contra a influenza não ter eficácia contra o coronavírus, ela previne contra casos graves de gripe, além de ajudar a reduzir sintomas que podem ser confundidos com os da Covid.

É preciso também ter atenção para não tomar as vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe ao mesmo tempo. Especialistas recomendam que a vacina contra o coronavírus seja priorizada, além de uma diferença de, pelo menos, 14 dias entre uma vacina e outra.


Voltar ao topo da página