Notícias

Festa de São Pedro tem shows populares e tradicional procissão marítima

Publicada em 21/06/2010, às 16h30 | Atualizada em 25/06/2010, às 17h03

Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Brunella França


Samira Gasparini
Festa de São Pedro na Praça do Papa
A festa de São Pedro terá três dias de shows na Praça do Papa com muito forró e sertanejo

A comunidade de São Pedro, na Praia do Suá, está em festa. A já tradicional celebração do santo padroeiro da comunidade paroquial e dos pescadores chega a sua 82ª edição.

O festejo que faz parte do calendário de eventos da cidade e da história do bairro é uma realização da Prefeitura de Vitória por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Serão três dias de shows na Praça do Papa com muito forró e sertanejo. Nesta sexta-feira (25), a partir das 20h, apresentam-se a banda Forró Comichão, Ferreira Som e a cantora Aeileen Varejão.

No sábado (26), no mesmo horário, sobe ao palco o grupo Banda & Cia, seguido de Gerson Lano. E para encerrar a noite, Os Santannas.

No domingo (27), às 20h30, banda Dallas Company. Em seguida, a música fica por conta da grande atração da festa, o cantor sertanejo Daniel.

No domingo (27), às 8h haverá missa festiva no cais da colônia dos pescadores. Às 10h, terá início a procissão marítima. O ponto alto das comemorações é a Benção dos Anzóis, que é celebrada com os barcos já em alto-mar.

Paula Barreto
Procissão marítima de São Pedro
A tradicional procissão marítima teve início, em 1928, na mesma época em que começou a ser realizada a Festa de São Pedro

Procissão Marítima

A tradicional procissão marítima teve início, em 1928, na mesma época em que começou a ser realizada a Festa de São Pedro.

No início, a procissão era terrestre e fazia parte dos festejos do santo. Com a chegada de cerca de 200 pescadores açorianos, teve início a procissão marítima com o uso de barcos a remo. A partir da década de 70, passam a participar barcos a motor.

Nessa época, o trajeto aproximava-se do atual, pois o aterro da Enseada do Suá acabou por incorporar ao continente o cais, onde hoje é o hospital São Pedro, e algumas ilhotas que o cortejo circundava.

Para as embarcações participantes da procissão, a originalidade e a criatividade nas ornamentações poderão valer prêmios em dinheiro. Os dez barcos mais bem avaliados receberão prêmios.


Voltar ao topo da página