Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Voluntários da Defesa Civil fazem capacitação sobre risco geológico

Publicada em 12/07/2019, às 15h38

Por Melissa Künsch (mwkunsch@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Flávio Almeida

Defesa civil

Segundo módulo da capacitação da Defesa Civil ensinou aos voluntários como identificar riscos geológicos (Ampliar imagem)

Defesa civil

Voluntários vão integrar Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil para atuar em situações de emergência (Ampliar imagem)

Voluntários que estão realizando a capacitação para atuar no Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) aprenderam sobre como identificar riscos geológicos no segundo módulo do curso, nesta quinta-feira (11), com participação de 100 pessoas de todas as regiões de Vitória.

O módulo foi conduzido pelo coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, pela engenheira geológica do órgão Alice Duarte Vasconcelos e pela geóloga da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) Karine da Silva Glória Pimenta.

"Apresentamos um panorama geral sobre acontecimentos geológicos e ensinamos aos voluntários como identificar riscos como rolamento de rochas, movimentação de terra e outros", informou Alice.

Áreas de risco

Os voluntários também conheceram as obras realizadas pela Prefeitura de Vitória em áreas de risco da capital e, também, as atividades desenvolvidas pelo projeto Mapenco (Mapeamento das Áreas de Risco das Encostas do Município de Vitória).

"Apresentamos as obras que a Prefeitura já realizou e irá realizar para minimizar e eliminar os riscos de desastres em áreas vulneráveis da capital", explicou Karine.

Voluntários

A auxiliar de enfermagem Marinei Alves da Silva, moradora de Jardim Camburi, foi uma das participantes da capacitação. "Com o que estou aprendendo aqui, eu pretendo ajudar a minha comunidade em situações de emergência", falou.

Leonardo Viana, gestor de segurança privada e morador de Boa Vista, disse que quer estar preparado para ajudar a comunidade. "Eu trabalhei como voluntário durante as chuvas de 2013 e vi como podemos fazer a diferença e ajudar a população afetada por desastres naturais".

"Os voluntários poderão atuar junto aos NUPDEC´s em ações preventivas e de monitoramento nas áreas de risco da capital, bem como auxiliar a Defesa Civil em situações de emergências, entre outras atividades', explicou Jantorno.

Capacitação

O próximo módulo da capacitação acontece no dia 25 de julho e o tema será risco estrutural. No dia 8 de agosto, a aula será sobre educação ambiental e fiscalização. O último módulo acontece dias 17 e 24 de agosto, no Corpo de Bombeiros, sobre primeiros socorros e combate a incêndios.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site