Notícias

Alunos de mestrado em Segurança conhecem Cerco Inteligente e ações da Guarda

Publicada em 24/05/2019, às 19h02

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Alunos de mestrado visitam sede da Semsu
Alunos visitaram a Central Integrada de Operações e Monitoramento

Alunos do mestrado em Segurança Pública da UVV realizaram, na última quarta-feira (22), uma visita técnica à sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu).

Acompanhados do professor Pablo Lira, que leciona a disciplina "Geografia do Crime, Estatística e Análise Criminal", os alunos conheceram como funcionam as ações desenvolvidas pela Guarda Municipal, apresentadas pelo subsecretário de Segurança Urbana, Edvandro Sipolatti.

Sipolatti apresentou aos alunos ainda a Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) e as atividades do Cerco Inteligente de Segurança. Eles acompanharam em tempo real as ações dos agentes do videomonitoramento.

"É extramente importante essa aproximação da academia das entidades de segurança pública. As políticas de segurança pública devem estar cada vez mais pautadas em evidências, portanto, o conhecimento científico e a práxis operacional precisam estreitar laços com o objetivo de alcançar resultados mais eficazes para a sociedade, com o intuito de reduzir a criminalidade e proporcionar sensação de segurança para os moradores de Vitória", disse o agente Medeiros, gerente de Formação da Guarda Municipal e um dos alunos do curso de mestrado.

Trabalho de ponta

Para o professor Pablo Lira, a visita técnica à Ciom foi extremamente produtiva. "Os estudantes do mestrado em Segurança Pública tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de ponta desenvolvido e gerenciado pela Guarda Municipal. Essa solução integra inteligência na área de segurança pública e tecnologias da informação. Os resultados desse modelo de segurança urbana são perceptíveis pela população de Vitória, e um exemplo disso é a redução significativa dos roubos que foi propiciada pela implementação do Cerco Inteligente", avaliou o professor.

O quadro discente da turma que visitou a sede da Semsu é composto por policiais civis, militares e federais, guardas municipais, advogados, inspetores penitenciários, membros do Ministério Público, dentre outros profissionais da Segurança Pública e áreas correlatas. "Em comum, todos os alunos que participaram da visita técnica ficaram impressionados com a excelência dos serviços prestados pela Guarda Municipal de Vitória", completou Lira.


Voltar ao topo da página