Notícias

Plantio de mudas e ações de Educação Ambiental vão marcar Dia da Mata Atlântica

Publicada em 24/05/2019, às 16h48 | Atualizada em 24/05/2019, às 16h49

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Dia da Mata Atlântica
Confira toda a programação voltada para o Dia da Mata Atlântica

Nesta segunda-feira (27) é comemorado o Dia da Mata Atlântica. Com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a preservação dos ambientes de Mata Atlântica e restinga, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) preparou várias ações.

Recuperação florestal

Alunos do 4º ano do Colégio Renovação, em Jardim Camburi, realizarão ações de recuperação florestal com o plantio de 106 mudas de espécies nativas frutíferas da Mata Atlântica, com média de 1,5m de altura, na Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) da Mata Paludosa. Na primeira etapa, 60 mudas já foram plantadas. 

O projeto tem como objetivo promover a diversidade da vegetação nativa frutífera na unidade de conservação, proporcionando alimentação para a fauna silvestre, redução dos efeitos erosivos do solo, recomposição do lençol freático e, consequentemente, perenização das nascentes do local.

A supervisão será dos educadores ambientais do Centro de Educação Ambiental Mata Paludosa. Entre as variedades de plantas a serem reintroduzidas, estão Ipê amarelo, Paineira Branca, Angelim, Palmito Jussara, entre outras, que servirão para complementação do enriquecimento do talude norte do Revis Mata Paludosa.

Divulgação Semmam
Dia da Mata Atlântica
Alunos participarão de trilhas e ações de Educação Ambiental

Educação Ambiental

Os Centros de Educação Ambiental (CEA´s) da Mata da Praia e da Pedra da Cebola farão atividades de Educação Ambiental no Parque Municipal Padre Alfonso Pastore, com roda de conversa sobre a importância da preservação do ecossistema restinga; trilha "Flora de Restinga", em que os participantes poderão observar a diversidade de vegetação existente no parque; compostagem natural das folhas e sua transformação em adubo orgânico; e trilha "Um Olhar Diferente sobre a Natureza".

O CEA da Pedra da Cebola fará atividades com estudantes do tempo integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotii, como teatro de fantoches sobre Mata Atlântica e visita monitorada às trilhas do parque, com parada obrigatória no monumento que simboliza o busto do biólogo Augusto Ruschi, em que será abordada a história de vida dele.

Os alunos participarão de trilhas que possibilitarão conhecer o potencial medicinal de algumas árvores da Mata Atlântica. 

Programação

Segunda (27)
8h-10h30 – Flora da restinga do Parque Padre Alfonso Pastore, com alunos do Cmei Vilma Alves de Mello.
8h-11h - Plantio de 106 espécies frutíferas da Mata Atlântica- REVIS Mata Paludosa, com alunos do Colégio Renovação, escolas e comunidade do entorno.
14h-17h - Seminário "Unidades de Conservação do Município de Vitória: Desafios e Oportunidades", no auditório do Ciac, para servidores da PMV e grupos que atuam na área ambiental.
14h- 16h30 - Teatro de fantoche "Conhecendo a Mata Atlântica" e visita monitorada para conhecer o potencial medicinal de algumas árvores da Mata Atlântica no Parque Pedra da Cebola, para alunos da Emef Éber Louzada Zippinotti.

Segunda (27) a sexta (31)
8h-11h - Plantio de 69 mudas de árvores da Mata Atlântica na avenida Fernando Ferrari.

Terça (28)
14h - Interpretação ambiental no Parque da Fonte Grande, com alunos da escola Graciano Neves

Sexta (31)
8h30-10h30 - Projeto "Vitória Cidade Limpa", com a limpeza da Mata Paludosa e abordagens aos munícipes na avenida Eugênio Pacheco de Queiroz, em Jardim Camburi, com alunos da Emef Adevani Sysesmundo Ferreira de Azevedo e comunidade do entorno.

Matéria relacionada

Mata Atlântica recebe cuidados e está presente no coração da cidade


Voltar ao topo da página