Notícias

Mata Atlântica recebe cuidados e está presente no coração da cidade

Publicada em 24/05/2019, às 16h48 | Atualizada em 24/05/2019, às 16h50

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Pedra dos Dois Olhos
Pedra dos Olhos é um dos espaços protegidos que contam com a Mata Atlântica
Leonardo Silveira
Parque Municipal da Fazendinha
Mata Atlântica também está presente no Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (Fazendinha), em Jardim Camburi

O Dia da Mata Atlântica é comemorado nesta próxima segunda-feira (27). Esse bioma originalmente cobria 15% do território brasileiro e todo o Espírito Santo e hoje encontra-se abrigado em poucos fragmentos espalhados pelo País.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que, em Vitória, a Mata Atlântica é uma realidade que faz parte do cotidiano de todos.

"Ela está, literalmente, no coração da cidade, abrigada na maior Área de Proteção Ambiental (APA) dentro de um espaço urbano do Estado, uma das maiores do País com essa característica, a APA do Maciço Central. Parques como da Fonte Grande, da Gruta da Onça, do Mulembá, de Tabuazeiro e Pedra dos Olhos são exemplos de espaços protegidos dentro da APA", afirmou.

Além da APA do Maciço Central, a Mata Atlântica também está presente no Parque Von Schilgen, na Praia do Canto, no Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (Fazendinha), em Jardim Camburi, e está associada a ecossistemas como manguezal e restinga.

Território

O município possui cerca de 40% de sua área territorial constituída de espaços protegidos por lei destinados à preservação dos ambientes naturais, como o bioma Mata Atlântica e os ecossistemas a ele associados, como a restinga, o manguezal e as vegetações rupestres, o que demanda políticas públicas e constantes ações educativas por parte da municipalidade com a finalidade de garantir bem-estar e boa qualidade de vida.

Comemoração

Para comemorar a data, as gerências de Educação Ambiental, Áreas Verdes e Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) promovem, de segunda (27) a sexta (31), uma série de ações pela cidade que visam potencializar o cuidado com a Mata Atlântica.

Entre as ações, haverá trilhas em ambientes naturais, teatros, visitas técnicas monitoradas, plantios de espécies nativas e recuperação de áreas degradadas, exposição “Mata Atlântica de Vitória”, jogos interativos e cooperativos, mapa interativo dos ecossistemas de Vitória, seminários, palestras e sessão de vídeos.


Voltar ao topo da página