Notícias

Moradores de Vitória contam com agendamento online em 100% dos Cras

Publicada em 17/05/2019, às 18h11 | Atualizada em 17/05/2019, às 18h12

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Agendamento online do Cras
Secretária Iohana Kroehling e equipe participaram do lançamento da ferramenta de agendamento online no Cras de Inhanguetá

Vitória é o primeiro município do Brasil a oferecer o agendamento online para os serviços dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Na manhã desta sexta-feira (17), quando a ferramenta foi disponibilizada para o Cras Emílio Francisco da Vitória, no território de Inhanguetá, a capital alcançou a marca de 100% dos Cras com acesso à marcação de serviços e atendimentos por meio eletrônico (portal da PMV ou aplicativo Vitória Online).

"O agendamento online veio para aprimorar e facilitar ainda mais os nossos serviços, com eficiência e qualidade no acesso. A marcação dos atendimentos dos Cras via computador, telefone celular ou tablet pode ser feita a qualquer hora do dia, de casa, dos espaços públicos com wi-fi (rede Vitória Online) ou de qualquer lugar com conexão à internet, sem necessidade de deslocamento", explicou a a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

A ferramenta foi disponibilizada em abril do ano passado e, nas unidades contempladas, não há mais formação de filas para marcação de atendimentos. Além disso, os Cras disponibilizam computadores para agendamentos presenciais.

Como fazer

Para fazer o agendamento pelo site da Prefeitura, é preciso acessar o Portal de Serviços > Guia de Serviços/Serviços gerais > Agendamento on-line dos Cras. Já pelo aplicativo Vitória Online, o caminho é: Serviços > Agendamento Online > Outros Agendamentos.

Nas duas plataformas, basta inserir o CPF e a data de nascimento. Ao completar as etapas indicadas, o agendamento é feito com o nome da pessoa solicitante e pode ser impresso.

A família que nunca foi atendida no Cras ou que não é atendida há mais de um ano precisa comparecer ao Cras de seu território e apresentar CPF, Carteira de Identidade; e comprovante de residência atual. A partir daí, passa a ter acesso ao agendamento on-line.

Serviços

Desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), a ferramenta oferece quatro alternativas de serviços: CadÚnico (inscrição, atualização ou revisão); Benefício de Prestação Continuada - BPC (solicitação e revisão); Atendimento Coletivo, realizado pela equipe técnica para identificação de demandas e encaminhamentos; e Atendimento Particularizado.

O agendamento possibilita o registro de histórico de agendamentos e de atendimentos e emite relatórios, com praticidade, segurança e transparência.


Voltar ao topo da página