Notícias

Dia Municipal da Água: Parque Moscoso terá atividades educativas

Publicada em 20/03/2019, às 18h17

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Parque Moscoso
Parque Moscoso vai receber atividades voltadas para importância da preservação da água

O Dia da Água é celebrado na sexta-feira (22), mas a data será comemorada no Parque Moscoso já nesta quinta-feira (21). O local vai receber uma programação voltada para a conscientização do consumo consciente da água e da importância de preservar as nascentes.

As atividades foram planejadas em parceria pelas equipes técnicas das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), Educação (Seme) e Saúde (Semus) e da Cesan e acontecerão em dois períodos: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Cerca de 500 estudantes da rede municipal de ensino vão participar da ação.

A gerente de Educação Ambiental da Semmam, Juliana Sardinha, contou que haverá atividades educativas, mapa interativo dos ecossistemas de Vitória e dinâmica aquamóvel, onde os participantes simulam o caminho da água.

Também será montada uma maquete educativa, que tem o objetivo de orientar a população sobre os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Servidores também darão orientações sobre guarda responsáveis dos animais.

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) levará unidade móvel de educação ambiental, maquetes que mostram o sistema de tratamento de água, o Jogo do Rio (tabuleiro grande em que os participantes são peças do jogo) e teatro de bonecos.

Consumo consciente

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, o objetivo é promover ações sobre a importância da água e sua estreita relação com as questões sanitárias, no que tange à sobrevivência de todos os seres vivos. "Vamos desenvolver ações educativas que mostram a importância do consumo consciente e da preservação das nascentes de Vitória".

Samira Gasparini
Rio Santa Maria da Vitória
Rio Santa Maria da Vitória é um dos rios que abastecem a capital

Água

A água é um elemento vital para a vida na Terra e fundamental no desenvolvimento social, cultural e econômico das cidades. Refletir sobre a importância da água é essencial no município, visto que Vitória é dependente de outros municípios para o abastecimento da água.

A capital é abastecida pela água que chega dos rios Santa Maria da Vitória e Jucu. A cidade possui apenas algumas nascentes, utilizadas por uma pequena parte da população.

A fim de difundir a importância da água no município, foi promulgada a lei nº 8701/2014, que
instituiu a Semana Municipal da Água, comemorada sempre na penúltima semana de março. A lei nº 9130/2017 instituiu o dia 21 de março como o Dia Municipal de Recuperação, Preservação e Acompanhamento das Nascentes.


Voltar ao topo da página