Notícias

Obras na histórica ladeira Santa Clara estão na reta final

Publicada em 13/02/2019, às 17h16 | Atualizada em 13/02/2019, às 18h02

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Reforma da Ladeira Santa Clara
Trabalho de asfaltamento da ladeira Santa Clara teve início nesta quarta-feira (13)
Flávio Almeida
Reforma da Ladeira Santa Clara
Além de novo asfalto, via recebeu nova e maior rede de drenagem

Um cenário de ladeira com asfalto retorcido, buracos e manilhas antigas virou uma via remodelada e com toda a rede de drenagem refeita. A obra na ladeira Santa Clara, no Moscoso, está em sua fase final, com o asfaltamento tendo iniciado nesta quarta-feira (13).

"Foi refeita toda a rede de drenagem. Tiramos a velha e colocamos uma nova, com maior capacidade. Toda a parte do meio-fio foi substituída. Ainda foi iniciada a colocação da nova malha asfáltica. Assim que terminarmos o asfalto, serão refeitas todas as calçadas que foram danificadas pela obra", contou o subsecretário de Gestão da Central de Serviços, Jorge Luiz Pereira da Silva Junior.

Como tudo aconteceu

Final de 2018. Chuva torrencial. Volume de todo o mês de novembro cai em apenas três dias. Assim, todo um sistema antigo de manilhas e o asfalto cedem na ladeira Santa Clara. Sobram muitos buracos, asfalto distorcido e inchado, que ultrapassava as calçadas em altura.

"A rede era muito antiga e os tamanhos das manilhas eram muito diferentes, dificultando assim a passagem da água. A rede, que já era obsoleta, rompeu e a água foi empurrando todo o material e soltando o asfalto inteiro", detalhou o gerente da Central 1, Felipe Santos Fregonassi.

Como está hoje?

"A obra foi bem complexa. A ladeira Santa Clara é um patrimônio de Vitória, com casarões históricos, não podendo receber qualquer tipo de tratamento. Precisamos analisar as vibrações para que não atingissem as casas, assim foram escolhidos técnicas e maquinários específicos para o trabalho no local", detalhou o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim Gonçalves.

O trabalho incluiu:

  • corte em rocha, compactação e substituição de solo
  • troca de toda a rede de drenagem, com a colocação de manilhas com bitolas maiores
  • preparação de toda a sub-base local para receber o asfalto.

Se não chover, a obra deve terminar até o próximo final de semana.

Aprovação dos moradores

O administrador Fred Ferreira Lozer, que mora na ladeira, elogiou: "Está ficando legal. Com as novas galerias e a colocação de trincheiras, vai melhorar bastante. Minha casa fica na curva e sempre enchia de água. Com as manilhas maiores, o problema vai acabar", comentou.


Voltar ao topo da página