Notícias

Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes no decorrer da semana

Publicada em 13/02/2019, às 14h38 | Atualizada em 13/02/2019, às 14h42

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Ação Defesa Civil com Drone no Morro do Jaburu
Defesa Civil está de prontidão para atender a qualquer demanda dos moradores

A Defesa Civil de Vitória está em estado de alerta para a possibilidade de chuvas fortes na capital, considerando as alterações climáticas e instalabilidade previstas para esta semana. A previsão é que nesta quarta-feira (13) o índice de precipitação pluviométrica seja de 30mm. Já para estas quinta (14) e sexta (15), de 15 e 10mm, respectivamente. 

A orientação aos moradores é reportar ao órgão qualquer ocorrência de risco geológico ou estrutural, como rolamento de blocos, desabamento de encostas e queda de barreiras. Para isso, uma equipe da Defesa Civil de Vitória está 24 horas de prontidão para atender a qualquer demanda da população. O munícipe pode acionar o plantão através do telefone (27) 98818-4432.

Com o alerta de chuva, o órgão reforça o monitoramento de áreas de encosta, enquanto as equipes da Prefeitura dão atenção especial à limpeza de bueiros e galerias e ao funcionamento das seis estações de bombeamento: Estação Doutor Antônio Ferreira da Silva, em Santa Luiza; Estação Praia do Canto; Estação Bento Ferreira; Estação Santa Lúcia; Estação Viaduto da Ufes; e Reservatório do Horto de Maruípe. Elas têm capacidade de escoar, no total, 46.050 litros de água.

Limpeza de bueiros

A limpeza de bueiros é feita diariamente, seguindo uma programação da Central de Serviços para atender todas as regiões da cidade.

No entanto, as equipes sempre encontram diversos resíduos descartados irregularmente por parte dos moradores, como garrafas pet, materiais de construção, sacolas plásticas e folhas.

O resíduo que consegue passar pelas grades dos bueiros acabam formando uma espécie de "rolha" dentro das tubulações de águas pluviais, trazendo o risco de entupimento e alagamento para aquele local. A capital conta com 25 mil bueiros.

Nesta quarta (13), por exemplo, os garis reforçaram as ações de limpeza em Santos Reis, Sambão do Povo, Consolação, Tabuazeiro, Bairro da Penha, Jardim Camburi e Goiabeiras.


Voltar ao topo da página