Notícias

Sarau com música, teatro e diversão marca confraternização do Caps Ilha

Publicada em 07/12/2018, às 18h29

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Comemoração Caps
Pacientes, familiares e servidores participaram do "Sarau da Confraternização"
Divulgação Semus
Comemoração Caps
Quadros feitos pelos pacientes em oficinas do Caps ficaram expostos

Como uma grande família, pacientes e seus familiares, além dos servidores do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Ilha), reuniram-se na tarde desta sexta-feira (7) em uma grande confraternização para celebrar as festas de final de ano, as conquistas de 2018 e o 22º aniversário do local.

Chamado de "Sarau da Confraternização", o evento contou com uma apresentação teatral do grupo da oficina de criação de história, encenando uma peça criada e interpretada pelos pacientes.

Além disso, usuários do Caps cantaram músicas autorais criadas em oficinas do espaço e também músicas populares brasileiras conhecidas. 

As irmãs Sandra e Maria Elisa Alves Fernandes prestigiaram o encontro. Maria Elisa é atendida no Caps há cerca de 16 anos e declara o quanto gosta da equipe e do lugar. "Somos muito unidos aqui no Caps, onde tenho meus amigos, danço e faço artesanato", contou.

Sandra lembra como Maria Elisa era antes do serviço. "Ela mal saía de casa. Hoje, vem para cá até sozinha quando quer. Sei que essa conquista dela deve-se ao trabalho desenvolvido pelo Caps, fazendo minha irmã se sentir mais segura e com mais autonomia".

Para a diretora do Caps Ilha, Jociane Penha da Silva, a festa promove a interação e marca a importância da celebração na vida das pessoas.

"O Caps Ilha completa 22 anos de existência no dia 23 de dezembro e simboliza uma grande conquista na luta antimanicomial, com a proposta de tratamento mais perto de casa com equipe multiprofissional. O Caps nos mostra a importância do respeito aos direitos humanos, à liberdade e à autonomia das pessoas, combatendo estigmas e preconceitos, vendo cada ser humano em sua singularidade", declarou.

Caps Ilha

O Caps Ilha oferece atendimento de atenção diária a pacientes adultos com transtornos mentais com idade acima de 18 anos. Possui uma equipe formada por médico psiquiatra, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, técnico esportivo, musicoterapeuta e arteterapeuta.

Desenvolve ações de visita/atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e de geração de renda, grupos de atendimentos individuais e familiares. Os principais objetivos são o tratamento, a reabilitação e a reinserção social na sociedade.

Centro de Atenção Psicossocial (Caps - Ilha)
Onde: rua José de Carvalho, 404, Ilha de Santa Maria
Telefones: (27)3132-5111 / 3132-5110
Horário de atendimento: das 7 às 18 horas

Divulgação Semus
Comemoração Caps
Irmãs Sandra e Maria Elisa participaram da festa. A guirlanda de Natal na porta, inclusive, foi feita por Maria Elisa
Divulgação Semus
Comemoração Caps
Usuários do Caps cantaram músicas autorais criadas em oficinas do espaço e também músicas populares brasileiras conhecidas

Voltar ao topo da página