Notícias

Vitória participa de Congresso Nacional do Observatório das Metrópoles

Publicada em 07/12/2018, às 16h16

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Observatório de Indicadores
Observa Vix é uma ferramenta de controle social, além de tornar os indicadores da administração municipal mais transparentes

Como saber quais são as políticas públicas adequadas para o desenvolvimento urbano de cada parte de uma cidade que tem diferentes realidades?

Durante esta semana, servidores do Observatório de Indicadores (Observa Vix) participam do Congresso do Observatório das Metrópoles (edição de 20 anos), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema "As metrópoles e o Direito à Cidade: dilemas, desafios e esperanças".

"É muito interessante que os servidores da Prefeitura de Vitória troquem experiências com pesquisadores de alto nível sobre as políticas públicas que temos promovido rumo à urbanidade mais sustentável e com mais igualdade", disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges.

Dados

Para entender as diferenças e particularidades da população de cada bairro, o trabalho desenvolvido pelo Observatório de Indicadores é fundamental. Os dados coletados são segregados por bairros, regiões e territórios para entender cada realidade e, dessa forma, o recurso é distribuído adequadamente.

"Temos o desafio de promover a gestão com base em evidências num contexto global em que as cidades precisam ser mais sustentáveis, inteligentes e resilientes. Isso só será possível com políticas públicas voltadas para questões de desigualdade social. Daí a importância de participarmos desse congresso, além de possibilitar maior qualificação e valorização dos nossos servidores do Observatório da Seges", disse o assessor do Observatório de Indicadores da PMV, Alberto Salume.

Experiência

“No Congresso, pudemos constatar que Vitória está bem avançada em políticas públicas, mas ainda persistem desafios quanto a desigualdades urbanas. Por isso a importância do trabalho realizado no Observa Vix, assim podemos compreender essas diferenças intraurbanas, o que nos permitirá distribuir melhor os recursos públicos", disse Dione Miranda, engenheira sanitarista do Observa Vix.

"A aproximação com as instituições de ensino e pesquisa é um dos objetivos do Observatório de Indicadores da Prefeitura. No congresso, temos a oportunidade de trazer novos conhecimentos teóricos e de compartilhar as experiências da PMV", afirmou Paulo Rogério Cândido, analista de políticas públicas da Seges

Observatório das Metrópoles

O Observatório das Metrópoles é uma rede de instituições e de pesquisadores dos campos universitários, governamentais ou não. Fundado há 20 anos, atualmente envolve cerca de 100 pesquisadores e 60 instituições.

Integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como objetivo a formação de recursos humanos, a extensão e a transferência de resultados para a sociedade e para os governos envolvidos com a questão metropolitana.


Voltar ao topo da página