Notícias

Escola da Vida: assistidos concluem cursos de auxiliar de padaria e de logística

Publicada em 11/10/2018, às 18h45

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Leonardo Silveira
Encerramento do Curso de Logística e Produção da Unidade de Inclusão Produtiva
Alunos concluíram o curso "Auxiliar de Padaria" na Unidade de Inclusão Produtiva de São Pedro
Leonardo Silveira
Encerramento do Curso de Logística e Produção da Unidade de Inclusão Produtiva
Curso ajudou os alunos a garantir uma nova ocupação e uma renda extra com a produção de guloseimas

Uma aula especial com a professora de Gastronomia Isabel Rosalém e um coquetel marcaram o encerramento, nesta quinta-feira (11), do curso "Auxiliar de Padaria", realizado na Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) de São Pedro. Durante um mês, 12 alunos aprenderam as etapas e rotinas de produção, preparo de alimentos, atendimento ao público e limpeza e boas práticas.

Entre os alunos, três assistidos da Escola da Vida se destacaram. O casal Miriam Amaro da Silva e Álamo Braste Santos foi encaminhado para fazer o curso como atividade ocupacional, integrando o tratamento de saúde para dependência química que os dois estão fazendo.

"Cada dia aqui foi maravilhoso. Fiz amizades, aprendi muito e até engordei! Para mim, o curso representa meu retorno à vida em sociedade", comemorou Miriam.

Álamo também gostou da experiência e elogiou o curso: "Com uma professora qualificada, amiga e respeitosa, deu tudo certo", disse.

Autonomia

Já para Jovenildo Ribeiro da Silva, o curso faz parte do objetivo de voltar a trabalhar com alimentos e reconquistar a autonomia financeira. "Eu já trabalhei em restaurantes e bares antes de morar na rua. Hoje, estou morando com meu irmão e quero poder retomar esse trabalho com cozinha em casa ou profissionalmente", disse.

Estreante

O curso também atraiu Felipe Weslwy Alves, de 19 anos, que pela primeira vez teve contato com uma cozinha profissional. "Eu nunca cozinhei nada em casa! Mas já comecei a vender bolo no pote e ganhar um dinheiro antes de terminar o curso", contou.

Ao contrário de Elidiana Gomes, que há mais de um ano faz bombons, docinhos e biscoitos. "É sempre bom aprender mais e ganhar experiência. Eu já tenho clientes e quero crescer e abrir meu negócio próprio".

Leonardo Silveira
Encerramento do Curso de Logística e Produção da Unidade de Inclusão Produtiva
Felipe teve contato com uma cozinha profissional pela primeira vez e já começou a vender bolo no pote
Leonardo Silveira
Encerramento do Curso de Logística e Produção da Unidade de Inclusão Produtiva
Alunos aprenderam as etapas e rotinas de produção, preparo de alimentos, atendimento ao público e limpeza e boas práticas

Motivação

Segundo a professora e confeiteira Renata Linhares, o método 100% prático do curso, em que a cada aula os alunos produzem os alimentos e fazem degustação, prende a atenção e desperta o interesse da turma.

"Todos os alunos estavam muito motivados, o que contribuiu para o sucesso da turma. Eles demonstraram muito interesse ainda na parte de precificação. Até as normas de boas práticas, que sempre têm resistência e exige mudança de hábitos, foram bem aceitas", disse.

Auxiliar de Logística

Já na UIP Escola da Vida, foi encerrado nesta quinta-feira (11) o curso "Auxiliar de Logística", que também contou com moradores de rua na turma. Vitor Souza de Assis e Maydson Franklin Barreto do Carmoda participaram de todas as aulas e demonstraram interesse em disputar uma vaga no mercado de trabalho formal com a qualificação que receberam.

Para os assistidos da Rede Escola da Vida, além da qualificação profissional, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) oferece o transporte, saindo todos os dias do Centro-Pop. "Com isso, eles são assíduos e ficam mais motivados. Para esse segmento, focar em um curso e seguir até o fim é mais difícil, mas eles conseguem", disse a coordenadora do Serviço de Inclusão Produtiva (SIP), Núria Nascimento Kadio.

Como todos os cursos promovidos pelo Serviço de Inclusão Produtiva, as vagas são destinadas prioritariamente para pessoas assistidas pelos programas sociais do município e egressos do sistema prisional. Novos cursos serão oferecidos no próximo mês, mas ainda não estão definidos. 

Informações

Quem tiver interesse em fazer um curso pode obter informações diretamente nas UIP´s ou por telefone:

  • Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) Escola da Vida: rodovia Serafim Derenzi, São José (em frente ao Banestes). Telefone: 3332-5976
  • Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) São Pedro: rodovia Serafim Derenzi, 4684, São Pedro, ao lado do PA. Telefone: 3233-8211.
Leonardo Silveira
Encerramento do Curso de Logística e Produção da Unidade de Inclusão Produtiva
Leonardo Silveira
Encerramento do Curso de Logística e Produção da Unidade de Inclusão Produtiva

Voltar ao topo da página