Notícias

Semmam conclui formação com universitários de Direito sobre ecossistemas

Publicada em 14/09/2018, às 18h05

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Formação da Semmam com FDV
Universitários participaram de encontros com representantes da Semmam para tratar das relações humanas com os ecossistemas de Vitória

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), através da Gerência de Educação Ambiental, finaliza nesta segunda-feira (17) o processo formativo com estudantes da Comissão de Sustentabilidade da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), com a discussão do módulo "Vitória: Ecossistemas lócus das relações socioambientais".

Os estudantes terão acesso a reflexões sobre os ecossistemas do município: Mata Atlântica, manguezal, restinga e ambientes marinhos.

A formação, que é uma parceria entre Semmam e FDV, visa contribuir com a discussão sobre as relações humanas nesses ambientes, proporcionando aos membros da comissão e estudantes o aprofundamento dos conhecimentos sobre toda a complexidade que envolve legislações e interferências humanas nesses espaços.

De todo o território do município, cerca de 40% é constituído de espaços protegidos por lei, por serem ambientes de importância ambiental, como é o caso da Mata Atlântica, que cobre o maciço central; a restinga, presente nas praias ou próxima a elas; e os manguezais, nos estuários dos rios que desaguam na baía de Vitória.

Novos olhares

Com a formação conduzida com a Comissão de Sustentabilidade da FDV, busca-se novos olhares dos alunos, para que eles sejam capazes de identificar novas racionalidades e possibilidades de manusear e utilizar o Direito como ferramenta indispensável na busca pela democratização e valorização de uma vida sustentável em todos os seus aspectos.

O módulo encerra um total de quatro encontros realizados na própria faculdade, nos quais foram discutidos: Introdução à Temática Ambiental; Noção de Ambiente; Relação Ser Humano-Natureza; Ética Ambiental e Sociedades Sustentáveis; e Sustentabilidade: Sob quais aspectos e pontos vista. 

Conhecimento

"A nossa missão, através da Gerência de Educação Ambiental, é fazer um amplo trabalho com instituições de ensino. Somente levando conhecimento ambiental para as entidades educacionais poderemos pensar que, em um futuro bem próximo, poderemos ter uma vida ambientalmente mais saudável", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.


Voltar ao topo da página