Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Prefeitura ajuda associação de catadores a atuar de forma legalizada

Publicada em 13/07/2018, às 15h34

Por Deyvison Longui (dlbatista@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leane Barros

material reciclável em mesa de coleta visto por entre os braços de um trabalhador

Ascamare atua de forma legalizada ajudando na diminuição dos resíduos produzidos pelos moradores e dando uma destinação adequada a eles

Com o apoio técnico da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) conseguiu finalizar o processo de obtenção dos alvarás para regularização das atividades realizadas pela entidade na capital.

Agora, a Ascamare atua de forma legalizada ajudando na diminuição dos resíduos produzidos pelos moradores e dando uma destinação adequada a eles. Por mês, a associação promove a triagem de cerca de 40 toneladas de materiais recicláveis.

De acordo com o gerente de Negócios Populares e Mercado da CDV, Leonardo Mello, que auxiliou a associação para a obtenção da documentação, a mudança do local de funcionamento da Ascamare foi um dos principais pontos para conseguir a legalização.

"Foi feito um estudo para conseguir um espaço que estivesse em acordo com o Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória. O local encontrado foi o bairro Consolação. Além disso, o novo galpão proporciona aos catadores condições mais salubres para o trabalho", apontou.

Parceria

Mello ainda destacou a parceria de outras secretarias municipais para a capacitação e a formalização dos catadores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) promoveu atividades de educação ambiental. A de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária, fez as orientações quanto à segurança do trabalho.

Já a de Assistência Social (Semas) realizou o acompanhamento das atividades realizadas pelos associados. E a Central de Serviços ficou responsável pelo contrato firmado entre a Prefeitura e a associação para a prestação de serviços que a Ascamare realiza.

"A proposta é que a parceria continue entre os órgãos municipais para que outras associações também alcancem o mesmo padrão para funcionamento, como foi feito com a Ascamare", enfatizou Leonardo Mello.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site