Notícias

Prefeitura tem vários projetos e ações em andamento na Piedade e no Moscoso

Publicada em 14/06/2018, às 18h02 | Atualizada em 14/06/2018, às 19h15

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Sérgio Cardoso
Bairro da Piedade
Prefeitura realiza ações e intervenções que contemplam os moradores da Piedade

A Prefeitura de Vitória executa várias ações na Piedade e no Moscoso para promover a paz, a inclusão e a esperança dos moradores.

São trabalhos em várias áreas, como cultura, infraestrutura, lazer, assistência social, saúde e educação. A região da Piedade foi contemplada, por exemplo, com a modernização de toda a sua iluminação pública, com a instalação de mais de 130 luminárias modernas de ruas e calçadas.

Esportes e lazer

Na área de lazer e esportes, os idosos da Piedade e do Moscoso podem fazer exercícios físicos nas Academias Populares da Terceira Idade (APPI´s) instaladas na praça Ubaldo Ramalhete, no Centro, e no Parque Moscoso. Também há um campo de futebol na parte mais alta da Piedade.

A escolinha de futsal que funcionava no bairro atendia cerca de 100 crianças. Ela foi encerrada pois o contrato com o professor foi finalizado, mas a Prefeitura já está vendo a substituição.

Saúde

A US de Fonte Grande possui 8,1 mil pessoas cadastradas. Dessas, 648 pessoas distribuídas em 190 famílias do bairro Piedade. Além das consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, a unidade oferece atividades físicas com um educador físico, um Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), grupos de planejamento familiar e oficina terapêutica.

O bairro Moscoso está compreendido no território do Centro e a Unidade de Saúde de Vitória (Geny Grijó) presta assistência a esses moradores. A US tem um total de 291 famílias do bairro cadastradas, totalizando 1.036 pacientes/usuários.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família executa ações de promoção da saúde e Práticas Integrativas e Complementares no SUS para os moradores da região no Parque Moscoso, na UBS Vitória e na US Fonte Grande, como ginástica, circuito, alongamento, orientação ao exercício, dança circular, do-in e oficina terapêutica de artesanato. 

Os moradores da região ainda contam com uma feira orgânica na Catedral Metropolitana e uma horta orgânica na Cidade Alta.

Educação

A região é atendida por três escolas, que contam com cerca de 1 mil alunos: a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EmefTI) Anacleta Schneider Lucas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlita Correa Pereira.

Assistência Social

Para discutir ações integradas na área social do bairro Piedade, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, recebeu, na tarde do último dia 5, representantes do Conselho Municipal do Negro (Conegro) para ouvi-los sobre intervenções que podem ser feitas na região.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Parque Moscoso contempla os moradores de baixa renda dos bairros Fonte Grande, Parque Moscoso, Piedade, Ilha do Príncipe, do Moscoso, do Cabral, Capixaba, Cidade Alta, Centro, do Quadro, Santa Clara e Vila Rubim. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O espaço oferta serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para a população que vive em situação de vulnerabilidade e risco social

O principal serviço ofertado no Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que providencia a inclusão da família e seus membros em serviços socioassistenciais e em programas de transferência de renda. Através do Paif, os técnicos do Cras realizam atendimentos, visitas domiciliares, palestras, oficinas e ações comunitárias.

Algumas famílias apresentam situações de vulnerabilidades que precisam de uma maior proteção da Assistência Social para garantia de seus direitos socioassistenciais. Quando elas já estão com seus direitos violados, elas são atendidas e/ou acompanhadas por outra unidade da política de Assistência Social, chamada Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Na região, há o Creas Centro, que funciona na rua Aristides Freire, nº 36, Centro.

Segurança

Divulgação Semsu
Guarda Municipal
Grupamento de Proteção Comunitária da Guarda Municipal dá apoio nos horários de entrada e saída dos alunos das escolas da região

Os agentes da Guarda Municipal estão dando apoio na entrada e saída dos alunos das escolas da região nos últimos dias.

Cultura

Há uma série de atividades culturais que movimentam a região do Centro e seu entorno, como apresentações de teatro, dança, oficinas temporárias, Festival Nacional de Teatro, Festival de Cienma de Vitória, Carnaval no Centro, Viradão Vitória, entre outras ações.

A região também conta com vários equipamentos:

  • Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim: empréstimos de livros; jornais para leitura; espaços para pesquisas tanto no acervo quanto em terminais de computador; ações voltadas para democratização do acesso ao livro e a leitura (encontro com o escritor, contação de histórias, lançamento de livros, palestras e oficinas)
  • Viagem pela Literatura: programa itinerante que circula em todas as regiões administrativas da cidade
  • Casa Porto das Artes Plásticas: exposições; ações de arte-educação e visitas guiadas abertas à comunidade e mostras audiovisuais.
  • Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi: oficinas de formação na área da dança, música e teatro; cursos básicos na área da dança, música e teatro e cursos técnicos nas áreas da dança e teatro;
  • Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane): exposições; ações de arte-educação e visitas guiadas abertas à comunidade; mostras audiovisuais e oficinas nas áreas da dança, música, contação de histórias.

Obras e habitação

Na atual gestão, 47 casas localizadas na Poligonal 03 (Fonte Grande, Moscoso, Piedade e Comunidade Capixaba) receberam melhorias e foram entregues às famílias. O projeto Melhorias Habitacionais atua no âmbito do Projeto Terra e executa reparos como chapisco e reboco externos, pintura das fachadas, recuperação de telhados e impermeabilização de coberturas.

Durante as obras, os proprietários dos imóveis não precisaram sair de suas moradias. No bairro Piedade, quatro imóveis foram contemplados com as melhorias por atenderem às condições requeridas pela Caixa Econômica Federal para essa modalidade de intervenção.

Estão em andamento na Poligonal 3 as obras da praça da Capixaba, no Centro. O projeto contempla a construção de uma quadra poliesportiva com arquibancada, bancos e paisagismo, além de uma área para implantação de uma Academia Popular da Pessoa Idosa (APPI).

O projeto original previa um playground, mas o mesmo foi alterado por solicitação da comunidade. O investimento é de R$ 1.405.823,18 e empresa contratada é a Ponthual Construções e Saneamento.

O contrato da obra faz parte de um financiamento com a Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa PróMoradia/PAC, com recursos do FGTS, no valor de R$ 19.304.748,88, que prevê intervenções para os moradores dos bairros Piedade, Fonte Grande, Moscoso, Santa Clara e Capixaba (que integram a Poligonal 3 do Projeto Terra).

Estão previstas obras de infraestrutura (reforma de escadarias com a instalação de redes de água, esgoto e drenagem. Serão construídos 2.970 metros de redes, sendo 254 metros em três escadarias no bairro Piedade.


Voltar ao topo da página