Notícias

Saúde oferta curso sobre hortas comunitárias nesta sexta-feira no Ifes

Publicada em 17/05/2018, às 14h21

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Horta comunitária Alagoano
Objetivo do curso é orientar as pessoas sobre o cultivo de hortas comunitárias

Nesta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciará mais um curso "Horta da Saúde", que visa implantar uma horta comunitária em um terreno desapropriado em Jucutuquara, por solicitação dos próprios moradores. O evento acontece no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória, às 16 horas.

O programa "Hortas Urbanas Comunitárias" é idealizado pela médica homeopata e responsável pelas  Práticas Integrativas e Complementares (PIC´s) na Semus, Henriqueta Sacramento, e tem como objetivo estimular o consumo consciente e orientar sobre o cultivo e a preparação de alimentos orgânicos.

O engenheiro agrônomo Geneilcimar dos Santos Ferreira orientará os munícipes sobre técnicas agronômicas. Além disso, haverá orientações sobre cultivo, cuidados com as pragas e doenças, valores terapêuticos e medicinais, consumo consciente, respeito ao meio ambiente e preparo de alimentos naturais. A carga horária do curso varia de 12 a 20 horas.

"O curso é a condição fundamental para implantação da horta, que, depois, será mantida e cuidada pelos moradores, com o apoio da Prefeitura, conforme as necessidades que surgirem. Portanto, quem vai colocar a mão na massa, semeando, colhendo e cuidando, são os guardiões da horta", disse Henriqueta.

Próximos eventos

Neste sábado (19), dia do aniversário de 106 anos do Parque Moscoso, a equipe de Hortas Urbanas Comunitárias irá orientar os presentes sobre plantas medicinais e hortaterapia. 

Em 6 de junho, acontece o III Seminário Municipal sobre Agricultura Orgânica e Hortas Urbanas Comunitárias, na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus). 


Voltar ao topo da página