Notícias

Grande mobilização em combate ao Aedes aegypti é realizada em Camburi

Publicada em 19/01/2018, às 12h30 | Atualizada em 19/01/2018, às 13h19

Por Milene Miguel, com edição de Josué de Oliveira


André Sobral
Ação Combate a Dengue na Praia de Camburi
A ação visa chamar à atenção e conscientizar a população para combater o mosquito

Além das ações rotineiras de combate ao Aedes aegypti, como o fumacê, visitas aos imóveis e monitoramento das armadilhas, a Prefeitura de Vitória precisa da ajuda da população para eliminar os focos de mosquitos. Por este motivo, as Unidades de Saúde (US) de Jardim da Penha, Jardim Camburi, Bairro República, Maria Ortiz e Jabour estiveram hoje, junto com o Colegiado Gestor (COGER) e o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), realizando uma Grande Ação de Mobilização em Combate à dengue, na Praia de Camburi.

A ação visa chamar à atenção e conscientizar a população a realizar o check list semanal e verificar caixas d’agua, ralos, pratinhos de plantas, pneus e outros pontos que possam acumular água. Criando o hábito de, ao menos uma vez por semana, verificar e eliminar os possíveis criadouros do mosquito em suas residências.

Para o diretor do CVSA, Rogério Almeida, medidas simples podem gerar bons resultados. “Nós estamos fazendo a nossa parte. Temos reforçado as campanhas e as visitas a domicílios e pontos estratégicos para combater a dengue. Precisamos que a população nos ajude nessa causa”, afirma.

CVSA

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV).

A Prefeitura ainda realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico, e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.

Checklist

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o checklist para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". O munícipe escolhe uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.


Voltar ao topo da página