Notícias

Vitória contará com Fórum de Combate à Intolerância Religiosa

Publicada em 04/12/2009, às 16h26 | Atualizada em 04/12/2009, às 17h30

Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Roberta Duarte


Promover discussões e ações que contribuam para o combate à intolerância religiosa e estimular o diálogo entre as diferentes religiões. Esses são alguns dos princípios do Fórum Capixaba em Defesa da Liberdade e Tolerância Religiosa, que terá seu lançamento neste sábado (05), a partir das 16 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), em Maruípe.

O encontro, promovido pela comissão organizadora do Fórum em parceria com a Semcid, contará com apresentações culturais, debate e palestra. Foram convidados o subsecretário Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Perly Cipriano, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Espírito Santo (OAB/ES), José Roberto, que irão discutir a construção da liberdade e da tolerância religiosa.

"A expectativa com a constituição do Fórum é fortalecer o respeito às diferentes religiões e a forma do outro ver o mundo, convivendo harmonicamente e sem proselitismo", destaca o secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Eliézer Tavares.

Fórum

O Fórum surgiu como desdobramento do I Seminário de Intolerância Religiosa: Desafios e Superações, realizado pela Semcid em agosto deste ano, se tornando, assim, uma ferramenta de discussão sobre a intolerância religiosa na sociedade capixaba.

Tem como objetivos ser um espaço aberto para a reflexão, troca de experiências, criação de propostas e seus encaminhamentos, a fim de sensibilizar a sociedade, os integrantes das diversas religiões, o poder público e os veículos de comunicação para a questão da liberdade religiosa.

Composição

Será constituído por representantes de diversas religiões, dos movimentos sociais e pessoas aliadas à questão da liberdade religiosa que aderirem à Carta de Princípios, instrumento de regulamentação do Fórum. Terá também parceria dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A instância maior do Fórum será uma Plenária Constitutiva, de participação ampla e democrática. As reuniões serão realizadas, periodicamente, e as convocações feitas por uma Comissão Executiva. As datas e horários serão definidos no lançamento do Fórum


Voltar ao topo da página