Notícias

Núcleo Afro Odomodê inaugura sala de leitura e promove conhecimento

Publicada em 23/12/2015, às 15h17 | Atualizada em 23/12/2015, às 15h17

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Espaço de Leitura Garcia Gam no Núcleao Afro Odomodê
Núcleo Afro Odomodê ganhou a sala de leitura Garcia Gam
Leonardo Silveira
Espaço de Leitura Garcia Gam no Núcleao Afro Odomodê
Espaço tem o objetivo de promover a leitura entre os jovens

Cultura, entretenimento, informação e valorização da cultura afro. Essas são as características da sala de leitura Garcia Gam, no Núcleo Afro Odomodê, que foi inaugurada nesta última terça-feira (22), na escadaria Jaime Figueira, 13, em Fonte Grande.

O objetivo do espaço é promover e estimular a leitura entre os jovens que frequentam o Odomodê. A coordenadora do Núcleo, Valquiria Santos Silva, destacou a importância da iniciativa. "Criamos este espaço para promover a leitura entre os jovens que frequentam o espaço do Núcleo Afro Odomodê. Buscamos utilizar todo material reciclável para construir a sala de leitura. O nome Garcia Gam se deve a um jovem que marcou o protagonismo da juventude. Durante sua trajetória como jovem oriundo da periferia, consagrou-se como um grande nome nos movimentos culturais, hip hop e musical no Espírito Santo".

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, falou da importância do Núcleo Afro Odomodê. "O Odomodê reafirma o trabalho de igualdade e oportunidade em um ambiente fraterno e solidário, incluindo todos os segmentos, crenças e tribos. O núcleo traz uma mensagem de trabalho de reafirmação contra o preconceito. É um trabalho fundamental desenvolvido na capital".

Moradores e jovens também aprovaram a iniciativa. "É um espaço de referência para a juventude negra, onde identificamos nossa cultura, história e temos nosso crescimento aqui", disse Tomotio Oliveira, de 20 anos. 

"É muito importante para ajudar no desenvolvimento próprio da juventude. O Núcleo Afro Odomodê cria vínculos para os jovens de cultura e oferece entretenimento e conhecimento", afirmou Romário Santo Ramos, que é líder comunitário do Forte São João.

O Núcleo Afro Odomodê é um espaço de conhecimento, convivência e fortalecimento de vínculos. Ele busca sensibilizar e mobilizar os jovens para a luta contra os preconceitos, violências e exclusões, além de valorizar a cultura negra.

Leonardo Silveira
Espaço de Leitura Garcia Gam no Núcleao Afro Odomodê
Sala de leitura recebeu jovens e moradores no dia da inauguração
Leonardo Silveira
Espaço de Leitura Garcia Gam no Núcleao Afro Odomodê
Moradores podem ajudar a montar o acervo através de doações de livros

Doações

As pessoas podem contribuir para montar o acervo da sala de leitura. As doações dos livros podem ser feitas no próprio Odomodê ou na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no setor Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Serviço

Núcleo Afro Odomodê
Endereço: escadaria Jaime Figueira, 13, Fonte Grande
Telefone: (27) 3235-2614 / 3315-4349
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 17 horas

Secretária de Assistência Social (Semas)
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 225, Edifício Tucumã
Praia do Suá, Vitória, ES

Oficinas

Durante a inauguração da sala de leitura, o Núcleo Afro Odomodê promoveu as oficinas de contação de histórias, Teatro do Oprimido e confecção de máscaras.

Responsável pela oficina de confecção de máscaras, Rodolfo Talles Pinheiro Bir, que é artista plástico, destacou a importância da iniciativa. "A arte é a capacidade de promover a expressão e aprender técnicas que podem ter várias aplicações na vida".

Leonardo Silveira
Oficina de Máscaras no Núcleo Afro Odomodê
Rodolfo Talles Pinheiro Bir promoveu oficina de confecção de máscaras
Leonardo Silveira
Fachada do Núcleo Afro Odomodê
Núcleo Afro Odomodê é um espaço de conhecimento, convivência e fortalecimento de vínculos

Voltar ao topo da página