Notícias

Integra Vitória: mais economia, mobilidade e viagens mais rápidas

Publicada em 02/10/2015, às 15h15 | Atualizada em 05/10/2015, às 15h22

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Wilbert Suave Silva
Nova Placa do Integra Vitória
Placas instaladas em alguns pontos da cidade trazem as linhas do Integra Vitória

Já está tudo pronto para o sinal verde do Integra Vitória, novo sistema de transporte público da capital. A partir deste sábado (3), os passageiros dos coletivos municipais poderão fazer a integração entre um micro-ônibus e um ônibus convencional, ou vice-versa, pagando apenas uma passagem. Com o novo sistema, as viagens dentro dos bairros serão em trajetos menores e, por isso, mais rápidas, chegando a 20 minutos entre uma e outra.

Os usuários das linhas dos micro-ônibus que circulam no interior dos bairros já foram informados sobre a novidade por equipes do Papo da Cidade e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes). Em um mês de atividades nos bairros, as equipes já abordaram quase 10 mil moradores.

Cartão

Nas abordagens, os passageiros ficam sabendo que poderão fazer a integração entre um micro-ônibus e um ônibus convencional, ou vice-versa, utilizando qualquer tipo de cartão Siga Vitória (Cidadão, Estudante, Serviços e Vale-transporte).

Pontos

A integração pode ser feita em qualquer ponto de ônibus que receba os dois tipos de coletivos. Contudo, a Prefeitura de Vitória identificou com placas alguns pontos de integração pelos quais passa a maior quantidade de linhas de ônibus para facilitar o usuário.

Demandas

André Sobral
Ponto de Ônibus
Passageiros poderão fazer a baldeação dos micro-ônibus para os convencionais em qualquer ponto que receba os dois coletivos

Segundo o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Josivaldo Barreto, o Integra Vitória está sendo implantado para atender a diversas demandas das comunidades que solicitavam mais linhas para atender mais destinos.

"Antes, os moradores de Jardim Camburi que quisessem ir para a Grande Goiabeiras precisavam pagar duas passagens, pois não tínhamos uma linha que fizesse essa integração entre os bairros. O mesmo para quem iria de São Benedito para Jardim Camburi. Com o Integra Vitória, os usuários desses bairros, por exemplo, poderão pegar um micro-ônibus que passa no bairro, descer em qualquer ponto de ônibus e, então, pegar o ônibus que os leva até o destino desejado sem pagar mais uma passagem para isso. É mais opção de mobilidade para o cidadão que procura lazer, estudo ou trabalho", explicou.

Agilidade

Além de facilitar a mobilidade e acesso da população ao transporte coletivo, com o Integra Vitória, os micro-ônibus não precisarão mais circular por toda a cidade e ficarão apenas dentro dos bairros, buscando os moradores e indo para os principais eixos da capital, onde os usuários poderão fazer a integração para os ônibus convencionais.

Com essa medida, o número de coletivos nos principais corredores de Vitória vai diminuir, contribuindo para a fluidez do trânsito. Além disso, como as viagens dos micro-ônibus nos bairros será menor, o tempo de espera para a próxima viagem também será reduzido, passando a ser de até 20 minutos. Já as linhas convencionais, com os ônibus maiores, não tiveram nenhuma alteração.

  • Assista ao vídeo e saiba mais do Integra Vitória

Cartão Siga Vitória

A integração entre os coletivos é possível graças à tecnologia presente no Cartão Siga Vitória (Cidadão, Estudante, Serviços e Vale-transporte), pois ele calcula o tempo do trajeto do ponto onde o usuário faz o pagamento até o último ponto de integração. O usuário tem 30 minutos para pegar o segundo ônibus a partir do desembarque. Procure o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes) para fazer o cartão.

Para facilitar o acesso das pessoas ao Cartão Siga Vitória, o Setpes está vendendo créditos dos cartões dentro dos micro-ônibus.

Os usuários que ainda não têm o cartão devem ir até a sede do Setpes, localizada na rua Constante Sodré, 265, em Santa Lúcia, para adquiri-lo. Ele é gratuito e sai na hora. Para fazer a recarga pela primeira vez, o usuário deve ir ao Setpes. Os portadores do Cartão Siga Vitória também pode fazer a recarga pela internet, no site www.setpes.org.br .


Voltar ao topo da página