Notícias

Revisão do PDU: Vitória inteligente é estratégia de desenvolvimento econômico

Publicada em 01/10/2015, às 17h32

Por Danielly Campos, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Postes Camburi
Postes de iluminação instalados em Vitória podem ganhar pontos de internet gratuita

Uma cidade inteligente é resultado de uma estratégia de desenvolvimento. O assunto foi debatido como oportunidade para Vitória no futuro, no último dia do seminário "Minha Vitória: humana, criativa e sustentável", que aconteceu entre as últimas segunda (28) e quarta-feiras (30), na sede da Prefeitura, em Bento Ferreira.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), André Gomyde, falou da proposta de transformar Vitória em uma cidade inteligente. "Estamos caminhando para isso. Um projeto nesse sentido é a informatização do nosso parque de iluminação com sensores nos postes. Se colocados também nos semáforos, podem ajudar no monitoramento do trânsito e dar suporte à central de videomonitoramento, que já funciona na cidade para reforçar a segurança", afirmou.

O professor chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes, Marcelo Segatto, ressaltou que o investimento a longo prazo é caro. "Por isso, é necessário ter parcerias público-privadas que garantam essa mudança. É preciso ter uma cidade como um plano de negócio que se sustente", reforçou.

O subsecretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Vitória, Márcio Passos, afirmou que a Prefeitura tem perseguido o caminho da inovação. "Já ganhamos vários prêmios na Saúde e Educação por suas inovações tecnológicas. Estamos avançando na ampliação do Vitória On Line por toda a cidade. Hoje, temos 350 mil acessos pela internet gratuita", disse Márcio, que também mencionou o sucesso da Nota Fiscal e ISS eletrônicos.

Serviços

A secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, ressaltou a importância de criar cinco polos de entretenimento na cidade. Eles estão dentro dos bairros Centro, Ilha das Caieiras, Jardim da Penha, Jardim Camburi e Curva da Jurema. "Precisamos reforçar a vocação de comércios e serviços em Vitória", disse.


Voltar ao topo da página