Notícias

Escola Aberta em debate sobre novos rumos e desafios

Publicada em 28/03/2015, às 11h51 | Atualizada em 28/03/2015, às 11h51

Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Seminário sobre Escola Aberta
Seminário marcou os 10 anos do Programa Escola Aberta. Programação deste sábado aconteceu na Emef Edna de Mattos Siqueira Gáudio

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Edna de Mattos Siqueira Gaudio, situada em Jesus de Nazareth, abriu as portas neste sábado (28) para o último dia do Seminário Programa Escola Aberta no Município de Vitória.

Uma programação especial foi cumprida para debater sobre os 10 anos do programa e os novos desafios, tendo sido a primeira parte do evento cumprida na quarta-feira à noite (25), no auditório do Palácio Municipal. A iniciativa do Governo Federal é mantida em parceria com a Prefeitura de Vitória desde 2004.

Desenvolvido em 31 unidades de ensino de Vitória, o Programa Escola Aberta oferece diversas atividades nas escolas de ensino fundamental. Para participar, basta comparecer à escola nos horários de funcionamento definidos pelas unidades.

Aos sábados

Durante seis horas aos sábados, as escolas que fazem parte do programa ficam abertas para oficinas educativas, como confecção de panos de prato, artesanato, pintura, pintura de porta-retrato, e outras atividades capazes de gerar renda, incentivar a cultura e a arte, além de realizar jogos que estimulam o esporte e o lazer.

André Sobral
Seminário sobre Escola Aberta
Coordenadora do Escola Aberta na Emef Juscelino Kubistchek de Oliveira, Maria do Carmo Marques Silva, destaca a importância desse trabalho

A coordenadora do Programa Escola Aberta de Vitória, Maria do Carmo Marques Silva, da Emef Juscelino Kubistchek de Oliveira (de Maria Ortiz), avalia como muito gratificante esse trabalho. "É bom ver a comunidade dentro da escola. As famílias sentem que podem deixar seus filhos durante um período de seis horas, o que os impedirá de ficar nas ruas e aproveitar o tempo para fazer alguma coisa, como danças, jogos, artes. Esse programa veio rompendo os muros das escolas, dando oportunidade para que todos participassem", disse ela, que está há oito anos na coordenação do Escola Aberta em Vitória. 

Talentos da região

As oficinas são desenvolvidas por oficineiros considerados talentos da própria região. Essas equipes organizam as atividades observando os interesses e as necessidades dos moradores, articulando isso com o currículo da Educação Integral desenvolvido na escola.

A professora e doutoranda em Educação Elda Alvarenga foi a convidada especial para falar sobre a consolidação do Programa Escola Aberta no Espírito Santo. "Nosso Estado foi pioneiro na implantação do programa há 10 anos, junto com Minas Gerais e Pernambuco", informou aos presentes, que lotaram o auditório da escola do bairro Jesus de Nazareth. 

Em uma década, o programa evoluiu gradativamente, sendo mantido nos municípios de Vitória (31 escolas), Cariacica (25), Serra, Viana (10), Vila Velha (27) e Sedu (59). 

Além de apresentação cultural de capoeira e relatos de experiências de pessoas envolvidas na articulação e coordenação das atividades, durante o seminário foram entregues placas de homenagens aos voluntários que atuam desde o início do Programa Escola Aberta.


Voltar ao topo da página