Notícias

Prefeituras se unem para discutir ações contra a escassez de água

Publicada em 28/01/2015, às 18h03 | Atualizada em 29/01/2015, às 13h22

Por Lívia Albernaz, com edição de SEGOV/SUB-COM


Yuri Barichivich
Reunião sobre a situação hídrica do ES
Prefeitos e representantes de vários segmentos se reuniram no Palácio Anchieta para discutir o problema da falta de água no Estado
Yuri Barichivich
Reunião sobre a situação hídrica do ES
Prefeito Luciano Rezende destacou a participação e a conscientização da sociedade para evitar o desperdício

Dando continuidade às ações que visam minimizar os problemas causados pela escassez de água no Estado, prefeitos, representantes do Ministério Público Estadual, líderes religiosos e do Comitê Hídrico se reuniram com o governador Paulo Hartung, na manhã desta quarta-feira (28), no Palácio Anchieta, para discutir os próximos passos dessa força-tarefa.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, designado para representar os prefeitos da Grande Vitória durante a reunião, destacou que toda a sociedade deve se comprometer para evitar o desperdício de água.

"Esse salão está cheio de líderes de todos os segmentos. São dois movimentos fundamentais para superar esse momento difícil. O primeiro é a corresponsabilidade. Em segundo, é o sentimento de solidariedade que o Espírito Santo já conhece. Por exemplo, há um ano, estávamos debaixo d´água e, nos acampamentos espalhados pelo Estado, foram recolhidos tantos alimentos e água que a Defesa Civil pediu que não recolhêssemos mais, devido às grandes doações do povo. Essa força que nos uniu para enfrentar a temporada de chuvas é a força que deve nos unir nas tarefas que são coletivas e locais".

O prefeito ainda citou que o Gabinete Municipal de Gestão Integrada Ambiental vai discutir a questão da água e outros assuntos na capital, como combate à poluição do ar, esgoto, uso de energia limpa, resíduos e arborização. "Em Vitória, tomamos a decisão de criar um Gabinete de Gestão Integrada Ambiental, e cada município vai achar seu caminho", ressaltou.

Além do gabinete, a Prefeitura está elaborando uma minuta de lei que prevê ações educativas e até restritivas para quem desperdiçar água em Vitória, como o uso da vassoura hidráulica para lavar calçadas e carros. O projeto será enviado à Câmara Municipal nos próximos dias.

Matéria relacionada

Vitória adota medidas para evitar o desperdício de água

Gabinete 

Com a criação do Gabinete de Gestão Integrada Ambiental, importantes ações serão discutidas, como a mudança de PDU, valorização de captação de água de chuva e da água de reuso. A primeira reunião do grupo está marcada para o dia 5 de fevereiro. 

"As questões relacionadas ao meio ambiente se tornaram uma agenda absolutamente importante e emergencial. Nele, nós vamos focar os pontos principais: água, mananciais, abastecimento de água e captação de água de chuva. A água de chuva não pode ser problema, ela é a solução".

Yuri Barichivich
Reunião sobre a situação hídrica do ES
No encontro, prefeito lembrou que criou o Gabinete de Gestão Integrada Ambiental na capital
Yuri Barichivich
Reunião sobre a situação hídrica do ES
Governador Paulo Hartung fez a união para discutir o problema da estiagem no Estado

Voltar ao topo da página