Notícias

Fórum irá debater práticas integrativas e complementares na rede de saúde

Publicada em 26/11/2014, às 12h36

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV
Jardim terapêutico
Jardim terapêutico é uma das fórmulas de práticas complementares implantadas na rede municipal de saúde

Com o objetivo de validar a política municipal de práticas integrativas e complementares (PIC) de Vitória e apresentar pesquisas e projetos na área, será realizado nesta sexta-feira (28) o II Fórum Municipal de PIC, com o tema "Construindo um novo Paradigma no Cuidado em Saúde", das 7h30 às 16h30, no auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória).

A inserção das PIC´s na atenção básica configura uma ação de ampliação de acesso para os pacientes e qualificação dos serviços. Essas práticas favorecem a participação tanto dos profissionais de saúde como dos usuários da rede municipal.

A programação abrange desde mesas coordenadas por profissionais convidados do Ministério da Saúde e de instituições parceiras do Espírito Santo e do Rio de Janeiro a degustação de chás e momentos de harmonização.

No Fórum Municipal, profissionais de saúde mostrarão experiências exitosas em PIC´s na atenção básica de Vitória, como o projeto de musicoterapia na Unidade de Saúde de Consolação, Arteterapia e Promoção da Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Vitória e o Programa de Meditação.

Serão também apresentados painéis sobre as experiências do jardim terapêutico das unidades de saúde de São Cristóvão e Consolação. O evento ainda apresentará o projeto “Práticas corporais nos espaços públicos: Biodanza”, que acontece na Pedra da Cebola.


Voltar ao topo da página