Notícias

Consultórios odontológicos das unidades de saúde adotam medidas sustentáveis

Publicada em 13/06/2014, às 11h18

Por Angela Angius, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semus
Paciente faz radiografia em consultório odontológico
Consultórios odontológicos das unidades de saúde estão adotando medidas para preservar meio ambiente e a saúde de trabalhadores e pacientes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está adotando medidas para abolir a geração de resíduos químicos provenientes dos consultórios odontológicos da rede municipal de saúde. Elas têm o objetivo de preservar o meio ambiente e a saúde dos profissionais e pacientes. As ações incluem a substituição gradual de restaurações de amálgama por resina e a implantação da radiografia odontológica digital.

As restaurações de amálgama geram resíduos que contêm mercúrio, que é uma substância tóxica. Por isso, a Semus está substituindo, gradativamente, esse tipo de material por restaurações de resina. "Com essa prática, o meio ambiente é preservado, bem como a saúde do profissional e do paciente, que ainda fica mais satisfeito, já que o resultado estético da resina é melhor", explicou a cirurgião dentista da Semus Verucia Frizzera Musso

Uma outra inovação é a radiografia odontológica digital. Essas radiografias estão substituindo as analógicas, que geram lixo tóxico e contaminam o meio ambiente, caso não recebam destino adequado. Além dos benefícios ambientais, as imagens das radiografias digitais permitem um melhor diagnóstico, pois podem ser ampliadas e tratadas, possibilitando melhor visualização.

Resíduos

A geração contínua de resíduos é característica inevitável de qualquer atividade humana e causa impactos progressivos, cumulativos e, muitas vezes, irreversíveis ao meio ambiente e à saúde da população. Assim, propostas que priorizam a não geração de resíduos químicos em serviços de saúde são capazes de minimizar ou até mesmo impedir os efeitos adversos.

Serviços odontológicos

Arquivo Secom PMV
ATendimento odontológico
Ações de saúde bucal visam atingir toda população com medidas preventivas e de educação. Morador deve buscar unidade mais próxima de casa

O atendimento odontológico em Vitória é oferecido em todas as unidades de saúde e nos Prontos-Atendimentos. As equipes de Saúde Bucal, compostas por cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal, realizam desde orientações educativas e procedimentos preventivos até tratamentos especializados, como canal, tratamento de gengivas, próteses dentárias, cirurgias e urgências.

Para ser atendido, o morador deve buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. "Em Vitória, as ações de saúde bucal visam atingir toda população com medidas preventivas e de educação. O objetivo é reduzir a incidência e a velocidade de progressão das doenças bucais para manter saudáveis as pessoas que ainda não apresentam problemas e reverter a situação daqueles que já possuem algum problema", explica o cirurgião dentista da Semus Egidio Davilla Junior.


Voltar ao topo da página