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Zona 30 leva mais segurança para o trânsito no Bairro República

Publicada em 27/11/2017, às 15h23 | Atualizada em 27/11/2017, às 16h57

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Ciclofaixa e sinalização Bairro República
Avenida Presidente Costa e Silva ganhou ciclofaixa e placas que indicam o limite de velocidade de 30km/h

A implantação da Zona 30 no Bairro República vai levar mais segurança para pedestres e ciclistas. A sinalização completa da avenida Presidente Costa e Silva e das ruas adjacentes será concluída esta semana. Agora, veículos devem trafegar, no máximo, a até 30 km/h, o que torna o trânsito na região mais calmo e humanizado.

A região ainda recebeu melhorias nas sinalizações horizontal e vertical. Próximo à praça principal, será construída uma faixa elevada para oferecer mais segurança na travessia de alunos. Ali também foram criadas novas vagas em ruas onde antes não era possível estacionar.

Uma ciclofaixa foi instalada ao longo da avenida Presidente Costa e Silva, interligando as ciclovias das avenidas Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader. A sinalização horizontal conta com eixo e borda da via, faixas de pedestres, estacionamento, pontos de ônibus, vagas especiais e tachões.

Orientações

Imagem divulgação
Papo da Cidade no Bairro República
Equipe do Papo da Cidade realizou trabalho educativo para informar as pessoas sobre as mudanças viárias na região

Moradores e comerciantes do bairro receberam informativos e orientações sobre as mudanças viárias. O trabalho envolveu a equipe do Papo da Cidade e técnicos da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). Além das abordagens, foram distribuídos panfletos com informações das novas alterações e com explicações sobre as vantagens que essas mudanças irão trazer.

Agentes da Guarda Civil Municipal também orientaram os motoristas, os ciclistas e os pedestres sobre as intervenções e, agora, reforçam a fiscalização e já aplicam multas quando os motoristas não respeitam a nova sinalização.

Democratização do espaço público

Segundo o titular da Setran, Tyago Hoffmann, a própria legislação cita que a prioridade no trânsito é sempre do mais vulnerável. Além disso, ressaltou que as ciclovias democratizam os espaços públicos.

"Bairro República tem características específicas. Mantém-se como área residencial, de muito e variado comércio, com prestadores de serviço atuantes. As ruas do bairro influenciam e ligam importantes regiões, como a avenida Fernando Ferrari, Jardim da Penha e Camburi", destacou Hoffmann.

Hoffmann explicou que, entre as adequações na avenida, estão o estreitamento da via, a adequação de rotatórias e a melhoria na iluminação. As ações foram discutidas com a comunidade local, que teve a oportunidade de expor sua opinião. Ele destacou ainda o trabalho de educação com distribuição de informativos no bairro, além do trabalho de corpo a corpo feito pela equipe da Prefeitura.

"As necessidades coletivas devem se sobrepor às particulares. Nossa obrigação é propor e implantar projetos, e fazemos isso na certeza de que as ações sirvam à maior parte dos moradores. Nós estamos trabalhando nesse bairro nos últimos meses e certamente a maior parte das pessoas que circulam em Bairro República se beneficiará", argumentou o secretário.

Zona 30

Em Vitória, o Bairro de Lourdes foi o primeiro a ter o projeto Zona 30. Com os bons resultados, a intenção é ampliar a iniciativa para Jardim da Penha, Bento Ferreira e Mata da Praia.

A Zona de Velocidade Segura, também conhecida como Zona Residencial ou Zona 30, faz parte das ações para implantar o “traffic calm” nas vias urbanas. O projeto tem como principal objetivo tornar o trânsito no interior do bairro mais calmo e harmônico entre motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.


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