Notícias

São Pedro recebe a primeira academia do idoso em aço inox

Publicada em 23/11/2017, às 13h18 | Atualizada em 23/11/2017, às 13h33

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Entrega da APPI de São Pedro
Academia Popular da Pessoa Idosa de São Pedro ganhou aparelhos em aço inox
Diego Alves
Entrega da APPI de São Pedro - Ezi de Oliveira
Ezi de Oliveira conta que não sente mais dores nas articulações após começar a se exercitar na academia

As 36 Academias Populares da Pessoa Idosa (APPI´s) espalhadas pela capital começaram a ganhar cara nova: saem as antigas estruturas e entram novos aparelhos, mais modernos e em aço inox, resistentes à ação do tempo. O primeiro espaço a ganhar os equipamentos foi a APPI de São Pedro, na praça Dom João Batista, nesta quinta-feira (23).

Dona Ezi de Oliveira, de 72 anos, mostra disposição e energia de sobra para fazer atividade física. Ela gostou da novidade: "Eu uso essa academia desde o início. Senti uma grande diferença em meu corpo. Consigo me movimentar mais e não tenho mais dores nas articulações".

Paisagem

A remodelada academia melhorou ainda mais o aspecto e a paisagem da orla. Isso porque, há quatro anos, a área tinha um ponto viciado de lixo, como lembrou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.  

"A gente trabalha para vocês e vocês nos ajudam a trabalhar. Há quatro anos, isso aqui era um lixão. A Prefeitura fez um pequeno jardim e trouxemos a academia de idosos para cá. Quando chegamos aqui, as academias eram de ferro e, com a maresia, dava ferrugem. Trocamos as academias e, agora, começa de novo uma nova fase. É a primeira APPI totalmente em aço inox. Todas as academias de idosos instaladas em Vitória agora serão em aço inox", disse.

Graciete, que é moradora do bairro, também é só elogios: "A rua dos Navegantes é linda. Antigamente, nos deparávamos com um lixão, com ratos e um cheiro horrível".

Diego Alves
Entrega da APPI de São Pedro
Prefeito Luciano Rezende destacou que todas as academias de idosos de Vitória terão os equipamentos substituídos
Diego Alves
Entrega da APPI de São Pedro
Secretário Wallace Valente lembrou que São Pedro conta com opções de esportes gratuitos para todos os públicos e idades

Vários esportes

"O bairro São Pedro, no aspecto do esporte e lazer, está completo. Temos atividades para crianças nas escolinhas, estação do Bike Vitória, Academia Popular para os adultos, aeróbica noturna e esta APPI em aço inox", ressaltou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente.

Aparelhos

A maior parte das academias foi instalada antes de 2013. Como as estruturas dos aparelhos são de ferro, elas não resistem tanto à ação do tempo.

O trabalho de substituição dos equipamentos vai seguir um cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp). O coordenador das academias, Pedro Santana, contou que são sete aparelhos modernos para cada espaço, sendo que alguns deles possuem dupla funcionalidade. "Começaremos por São Pedro e vamos avançar por outros bairros. Estamos investindo para melhorar a vida das pessoas da nossa cidade", disse.

Funcionamento

As academias funcionam ao ar livre. Os aparelhos são de baixo impacto e possuem o objetivo de alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura e trabalhar a capacidade aeróbica. Todos os equipamentos - caminhada, simulação de remada, alongador e outros - contribuem para melhorar a estrutura física dos idosos nas atividades do cotidiano.

Diego Alves
Entrega da APPI de São Pedro
Diego Alves
Entrega da APPI de São Pedro

Voltar ao topo da página