Notícias

Zika: carro fumacê vai percorrer 35 bairros até o dia 25

Publicada em 02/02/2016, às 15h28 | Atualizada em 11/02/2016, às 13h36

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral
Equipamentos de Combate a Dengue
Aplicação do inseticida será feita em dois períodos: madrugada e noite

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam sendo intensificadas em Vitória, como o reforço do carro fumacê. O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) divulgou nesta terça-feira (2) a nova programação do serviço, contemplando 35 bairros.

O inseticida (UBV Pesado) será lançado em dois períodos diferentes: das 3 às 6 horas e das 19 às 22 horas. O objetivo principal é reduzir os riscos de transmissão do Zika vírus e da dengue. Ao todo, serão cinco ciclos de aplicação em cada região.

O fumacê começa a circular após o Carnaval, no dia 11 (quinta-feira), nos seguintes bairros: Santo Antônio, Ariovaldo Favalessa, Caratoíra, Mário Cypreste, São Pedro, Santos Reis, Comdusa, Santo André e São José. Veja a programação

"A aplicação do fumacê tem como objetivo eliminar as fêmeas do mosquito Aedes aegypti infectadas com o vírus do Zika e da dengue. É uma ação complementar para alcançar e eliminar com melhor efeito os criadouros dos mosquitos. Por isso, reforçamos que a população deve colaborar", disse a diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Gabriela Gabriel de Almeida.

Prevenção

Como o mosquito tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a combater o mosquito. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas. Confira o checklist


Voltar ao topo da página