Notícias

Voluntários participam de primeira aula para ajudar Defesa Civil em desastres

Publicada em 19/05/2017, às 09h11 | Atualizada em 19/05/2017, às 12h43

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Abertura do Curso de Capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção da Defesa Civil
Primeiro módulo do curso de capacitação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) aconteceu no auditório da Casa do Cidadão
Leonardo Silveira
Abertura do Curso de Capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção da Defesa Civil
Jonathan explicou que os voluntários irão auxiliar a Defesa Civil em situação de anormalidade nos períodos de chuva

Olhares curiosos, ouvidos atentos e tatos sensíveis. Foi desse jeito que aproximadamente 180 pessoas participaram do primeiro módulo do curso de capacitação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s), na noite desta quinta (18), na Casa do Cidadão. A conclusão será no dia 26 de agosto.

Eles vão aprender a agir em uma situação de calamidade ou emergência. No curso, os voluntários aprendem um conjunto de ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação destinadas à redução de riscos.

Francine dos Santos de Jesus, 34, que já realiza trabalho voluntário na Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), falou do sentimento: “Ser voluntário é um dos sentimentos mais nobres do ser humano. É você dedicar um pouco do seu tempo disponibilidade para o outro e ainda sem cobrar nada por isso. Com certeza, vou sair daqui uma pessoa melhor”.

Outra participante que aprovou a iniciativa foi Marcela Júlia dos Santos Moura, 37, que disse que pretende ajudar o outro. “Decidi fazer o curso para ajudar outro em uma situação de perigo. Além de agregar muito no meu currículo, pois trabalho com comunidade”.

Ambos da Serra, Josivaldo Maria dos Anjos, de 71 anos, e Tatiane Romano, 28, pretendem somar o conhecimento. “Eu participo da comunidade de São Paulo, no bairro Eurico Salles, e pretendo ajudar a minha comunidade quando estiver em alguma situação de risco. Afinal, a Defesa Civil busca perpetuar vidas, e a vida sempre estará em primeiro lugar. Vou vestir a camisa da Defesa Civil”, comentou o aposentado.

“Vou agregar conhecimentos para estar mais presente na comunidade e ajudar outras pessoas”, finalizou Tatiane.

Prevenção

Os voluntários poderão atuar em ações preventivas e de monitoramento nas áreas de risco da capital, bem como auxiliar a Defesa Civil em situações de emergências:
* sinalização e evacuação de áreas de risco;
* campanhas de doação;
* simulados de preparação para o desastre;
* acionamento dos órgãos públicos para o atendimento da ocorrência.

"O objetivo do curso é cadastrar novos voluntários no município para atuar na sua comunidade e auxiliar a Defesa Civil em situação de anormalidade nos períodos de chuva. A faixa etária inicial é a partir dos 16 anos e não tem limite de idade. O voluntário é um elo entre a comunidade e o poder público para poder auxiliar os munícipes que moram em situação de risco", explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno.

Módulos

2º Módulo: Introdução aos estudos de riscos geológicos e monitoramento
Data: 22 de junho
Local: Casa do Cidadão
Horário: 18h30

3º Módulo: Introdução aos estudos de riscos estruturais e monitoramento
Data: 20 de julho
Local: Casa do Cidadão
Horário: 18h30

4º Módulo: Primeiros socorros, combate a incêndios e prevenção de acidentes domésticos
Datas: 19 de agosto e 26 de agosto
Local: Corpo de Bombeiros
Horário: das 9 às 12 horas

"No último módulo, os voluntários serão contemplados com a prática, onde eles aprendem a manusear o extintor, aprendem a apagar o fogo e aprendem também a manusear um botijão de gás para não gerar nenhum tipo de incêndio dentro do seu imóvel. A Defesa Civil fornecerá, na conclusão do curso, uma camisa e um boné que identificam este voluntário e os bairros onde existem os Nupdec´s ganharão materiais de apoio às ações, como fita zebrada, capa de chuva e galocha", afirmou Jonathan.

Leonardo Silveira
Abertura do Curso de Capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção da Defesa Civil
Josivaldo e Tatiane fazem questão de ajudar a comunidade onde moram em situações de risco
Leonardo Silveira
Abertura do Curso de Capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção da Defesa Civil
Coordenador da Defesa Civil mostrou em quais condições os voluntários poderão atuar e ajudar

Voltar ao topo da página