Notícias

Volta às aulas: equipes se preparam para receber alunos nesta segunda

Publicada em 02/02/2018, às 12h23

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Volta as aulas 2017
Alunos da rede municipal de ensino voltarão às aulas nesta segunda-feira (5)
André Sobral
Volta as aulas 2017
Unidades de ensino estão preparando atividades para recepcionar os estudantes

Tudo pronto para o início do ano letivo da rede municipal de ensino de Vitória, nesta segunda-feira (5). Desde a última quinta (1º), as equipes de cada escola estão trabalhando na organização dos espaços escolares e nos preparativos para receber os mais de 50 mil alunos das 103 escolas municipais na primeira semana de aula de 2018.

Durante o período de férias dos estudantes, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) passaram por serviços de limpeza geral e algumas também receberam obras de manutenção que garantirão melhorias na estrutura e no funcionamento das unidades. 

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, destaca a importância do momento de retorno às atividades para os profissionais e para os estudantes da rede. "A volta às aulas é tratada de forma muito especial por todos nós, profissionais da Educação. Isso porque a intensidade e a estratégia mais assertiva no acolhimento aos estudantes neste começo de ano letivo asseguram o estabelecimento de vínculos afetivos e da autoestima que farão toda a diferença para o processo ensino-aprendizagem".

Atividades

Entre as ações e atividades sugeridas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) para o começo das aulas, estão a organização da entrada da escola, recepção festiva, acolhimento das famílias, passeio pela unidade, rodas de conversa e leitura, contação de histórias, intercâmbio entre as turmas e reunião com os pais para apresentação da proposta de trabalho da escola.

Visitas

Nesta segunda (5), o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e a secretária de Educação, Adriana Sperandio, farão visitas, pela manhã e à tarde, a algumas unidades da rede municipal de ensino.

Yuri Barichivich
Volta as aulas
Pais participarão de reunião de apresentação das propostas das escolas
André Sobral
Volta as Aulas
Unidades passaram por reparos para oferecer conforto e melhor estrutura para profissionais e alunos

Mudança no calendário

No Cmei Maria Goretti Coutinho Cosme, no bairro Cruzamento, houve uma alteração no calendário escolar por causa de obras de manutenção que estão sendo realizadas no local. Nessa unidade, as aulas vão começar no dia 15 de fevereiro, quando estarão concluídos todos os serviços.

"O Cmei teve seu calendário reorganizado em virtude das obras de melhoria da infraestrutura da unidade. Os serviços que estão sendo realizados são uma necessidade e também uma reivindicação da comunidade escolar para melhor atendermos as crianças. As obras estão sendo acompanhadas de perto pela equipe de manutenção da Seme e também pela direção e pelo Conselho de Escola do Cmei", explicou a subsecretária de Gestão Educacional, Maria do Carmo Starling de Oliveira.

Entre as obras de manutenção, estão reforma de piso no refeitório, na área de circulação, no pátio coberto e em cinco salas de aula, além de troca de piso cerâmico nos banheiros masculino e feminino ao lado do refeitório, no banheiro feminino ao lado do pátio coberto, na área de serviço, limpeza, na circulação e na área da casa de gás.

O banheiro infantil, ao lado do pátio coberto, está sendo adaptado e recebendo adequações para o banho das crianças. Outros serviços são tratamento das grades metálicas e pintura, tratamento em telhas da cobertura e manta de impermeabilização. O valor investido nas manutenções do Cmei é de R$ 112.900,83.

Outras manutenções

Várias unidades da rede municipal de ensino passaram por obras de manutenção no período de férias escolares. Entre elas, está o Cmei Robson José Nassur Peixoto, no Forte São João, com serviços de manutenção geral para melhoria da escola, incluindo pintura externa e de todas as salas de aula.

A Emef Maria Madalena Oliveira Domingues, em Jardim Camburi, teve revisão e readequação elétrica para climatização. Já a Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito, recebeu serviços na parte elétrica e também instalação de forro de PVC, de divisórias, adaptação do corrimão, entre outros reparos.

No Cmei Darcy Vargas, em Bela Vista, foram feitos reparos na calçada de entrada e no revestimento interno da escola, além de reforma do pátio descoberto e revisão da cobertura. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EmefTI) Eunice Pereira da Silveira, em Tabuazeiro, as obras foram voltadas para reparos no forro de gesso e na rede elétrica, tratamento de cobertura e instalação de refletores.

Na Emef São Vicente de Paulo, no Centro, os serviços são muitos e incluem instalação de forro PVC no auditório, colocação de azulejos e pintura na cozinha, substituição de telhas, correção de piso no corredor e substituição de forro de gesso.

As Emefs Ronaldo Soares e Rita de Cássia Oliveira, em Resistência, e Adão Benezath, em Goiabeiras, também receberam obras de manutenção.

Mais obras previstas

Outras escolas também estão no cronograma da Seme de obras de manutenção para este início de ano. Entre elas, está o Cmei Cecília Meireles, em Ilha de Monte Belo, que vai passar por reparos na calçada, tratamento de trincas e fissuras e instalação de calhas.

A Emef Anacleta Schneider Lucas, no bairro Fonte Grande, terá a quadra de esportes reformada, além de reparos no pátio coberto, salas de aula, banheiros e parquinho e pintura da biblioteca e sala de informática.

Já o Cmei Rubem Braga, em Ilha de Monte Belo, vai ganhar melhorias na "Casinha de Boneca", adequações para melhorias da ventilação, tratamento de trincas e adequações no pátio descoberto da entrada e na sala dos pedagogos.

A Emef Otto Ewald Júnior, em Itararé, passará por adequação da caixa d'água e serviços na quadra, no pátio coberto, nos banheiros, na cozinha e na escada e corredor. O Cmei D. João Batista da Motta e Albuquerque, na Praia do Suá, terá obras de reparo no telhado, reparos na cozinha e nos banheiros, troca de revestimento de piso, melhoria no pátio externo do 2º pavimento e substituição de portas.

Na Emef Alvimar Silva, em Santo Antônio, haverá revisão e adequação da cobertura, reparos nos banheiros e adequações no pátio descoberto. Outros Cmeis com manutenções previstas para este início de ano são: Ocarlina Nunes de Andrade, em São Cristóvão, Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti, em Jardim da Penha, João Pedro Aguiar, em Jardim Camburi, e Odila Simões, no Bairro do Quadro.

Entre as Emefs, também há serviços agendados para a Prezideu Amorim, no Bonfim, para a Maria Leonor Pereira da Silva, em Santa Lúcia, e a Maria José Costa Moraes, no bairro São José.

Leonardo Silveira
Sala de aula na EMEFTI Eunice Pereira Silveira
Leonardo Silveira
Livros didáticos na EMEFTI Eunice Pereira Silveira

Voltar ao topo da página