Notícias

Volta às aulas: alunos da rede municipal recebem boas-vindas

Publicada em 05/02/2018, às 16h22

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Fabrícia Kirmse


Diego Alves
Abertura do ano letivo 2018
Prefeito Luciano Rezende e secretária Adriana Sperandio visitaram algumas unidades no primeiro dia do novo ano letivo
Diego Alves
Abertura do ano letivo 2018
Luciano Rezende aproveitou a oportunidade para saudar os alunos e agradecer aos profissionais a parceria durante os últimos anos

Depois de aproveitarem bastante o período de férias, os mais de 50 mil alunos da rede municipal de ensino de Vitória voltaram, nesta segunda-feira (5), às salas de aula para dar início ao ano letivo de 2018.

Na semana passada, os profissionais da Educação retomaram as atividades nas 103 unidades da rede, entre Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), deixando tudo pronto para o acolhimento dos estudantes, preparando os espaços de aprendizagem e planejando a recepção das crianças e dos adolescentes.

Nesta segunda (5), o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e a secretária de Educação, Adriana Sperandio, juntamente com as subsecretárias, visitaram algumas unidades e saudaram as equipes e os alunos.

Logo no início da manhã, na Emef Eber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha, o prefeito destacou a alegria de estar na escola neste primeiro dia de aula do ano. "É uma alegria estar aqui fazendo essa visita, vendo todo o trabalho que está sendo feito na unidade. Por meio das escolas que vamos visitar hoje, estamos simbolicamente visitando toda a rede de ensino municipal", assinalou.

Luciano Rezende também agradeceu aos profissionais a parceria durante os últimos anos. "Os últimos anos foram um verdadeiro furacão, anos muito difíceis financeiramente. Agradeço por essa travessia e trago a boa notícia de que a perspectiva econômica melhorou, e a expectativa é de que tenhamos anos melhores pela frente. Tudo o que a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) puder fazer pela rede, ela vai fazer".

Acolhimento

A secretária Adriana Sperandio lembrou a importância desse primeiro momento de acolhimento para que o ano letivo seja positivo para alunos e equipes. "A volta às aulas é tratada de forma muito especial por todos nós, profissionais da Educação. Isso porque a intensidade e a estratégia mais assertiva no acolhimento aos estudantes neste começo de ano letivo asseguram o estabelecimento de vínculos afetivos e da autoestima que farão toda a diferença para o processo ensino-aprendizagem".

A diretora da Eber Louzada Zippinotti, Giovana Aparecida Velame, ponderou: "Trabalhamos muito durante as férias para fazer algumas mudanças na escola e oferecer ainda mais qualidade aos alunos. Agradecemos muito por todo o apoio que recebemos da administração de Vitória, que nos atendeu prontamente no que solicitamos".

Imagem divulgação
Prefeito é entrevistado na Rádio-Escola
Prefeito foi entrevistado por alunos do projeto Rádio-Escola na Emef Rita de Cássia Oliveira
Diego Alves
Abertura do ano letivo 2018
Adriana Sperandio destacou que trabalho de recepção dos alunos faz a diferença nos vínculos afetivos e no processo de aprendizagem

Rádio-escola

Depois, prefeito e secretária seguiram para a Emef Rita de Cássia Oliveira, no bairro Resistência. Na escola, visitaram as salas de aula, saudando alunos e professores. A Emef passou por vários serviços de manutenção e traz muitas novidades neste novo ano letivo.

Uma das mudanças, como destacou a diretora da Emef, Elaine Cristina Vieira Mota de Paula, é o novo modelo pedagógico adotado pela unidade, em que as salas de aula são tematizadas (cada disciplina passa a ter uma sala) e os alunos fazem rodízio nesses ambientes, ou seja, o professor de cada matéria recebe o aluno no horário de sua aula. "Estamos iniciando essa experiência com a expectativa de que será positiva para todos", afirmou a diretora.

Elaine de Paula também disse que, neste primeiro dia de aula, foi feito um trabalho de recepção e acolhimento dos alunos e pais na escola, em que todas as novidades, estruturais e pedagógicas, foram apresentadas. "Este primeiro momento de chegada dos estudantes é muito significativo, por isso, fizemos uma recepção diferenciada, mostrando as reformas e o que a escola tem de novo este ano".

O prefeito Luciano Rezende também foi entrevistado por alunas da Emef no projeto Rádio-Escola e falou sobre o protagonismo estudantil na rede municipal. "A Rádio-Escola é um trabalho muito importante da rede de Vitória porque a educação moderna não se faz mais com alunos passivos. Eles agora interagem e têm protagonismo. O aluno aprende que também tem que participar das ações para fazer as coisas efetivamente acontecerem".

A Rádio-Escola é um projeto de protagonismo estudantil desenvolvido em várias escolas municipais de Vitória para estimular a participação ativa dos estudantes nas práticas escolares.

Boas-vindas no turno vespertino

À tarde, foi a vez do prefeito e da secretária, acompanhados da equipe da Seme, visitarem o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zilmar Alvez de Melo, em Nova Palestina. Junto com a diretora do Cmei, Betânia Vasconcellos, eles também deram as boas-vindas aos pais e responsáveis que levaram seus filhos ao primeiro dia de aula de 2018.

"Nossa expectativa é enorme. Temos muita coisa planejada para este ano, envolvendo escola, estudantes e familiares", revelou a diretora.

Entre os pontos-chave para o planejamento das ações pedagógicas, está o envolvimento cada vez maior da família e da comunidade na preservação e no cuidado com o ambiente escolar.

"Temos realizado encontros com estudantes e pais com o intuito de promover continuamente o cuidado e a conservação da escola e dos equipamentos públicos", explicou Betânia. 

Para o morador Adilson Silva da Costa, pai do pequeno Arthur, de 5 anos, essa integração entre família e escola é fundamental. "Nós, moradores, podemos contar com uma equipe de profissionais formidável no Cmei, e isso nos dá uma enorme tranquilidade para trazer nossos filhos. Esperemos que seja um ano tão bom para o Arthur e seus amiguinhos como foram os anos anteriores. A escola está de parabéns".

Diego Alves
Abertura do ano letivo 2018
Diego Alves
Abertura do ano letivo 2018

Voltar ao topo da página