Notícias

Vitória vai promover Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa na US do Alagoano

Publicada em 09/11/2018, às 08h00

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Dia Mundial da Atividade Física
Mutirão vai oferecer variados serviços e atendimentos aos idosos nesta terça-feira (13)
Diego Alves
Dia mundial da saúde e atividade física
Idosos terão a oportunidade de passar por variadas avaliações durante o evento

Vitória vai promover o 1º Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa, nesta terça-feira (13), na Unidade de Saúde (US) Ariovaldo Favalessa, no Alagoano. A ação, que será das 7h30 às 12 horas, faz parte da I Oficina de Capacitação em Saúde do Idoso, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Cerca de 150 idosos passarão por 11 estações de saúde para diversas avaliações. Eles também receberão orientações sobre direitos, prevenção de quedas, uso de medicamentos e alimentação saudável, além de aprender a fazer sachês aromáticos e escalda-pés das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Os principais objetivos do mutirão são capacitar os profissionais para atender os idosos, desenvolver ações de educação e promoção da saúde para a população idosa e identificar na comunidade aqueles mais frágeis. Cerca de 50 trabalhadores de saúde estarão no evento.

Atendimento interdisciplinar

A metodologia do atendimento interdisciplinar em circuito foi desenvolvida pelo mestre e doutor em Medicina Edgar Nunes de Moraes e está sendo aplicada em diversos estados do Brasil, como Paraná, Ceará e Rio Grande.

Vitória será a cidade pioneira no Espírito Santo a realizar esse mutirão, tornando-se referência para a Região Metropolitana na criação da rede de atenção integral à saúde da pessoa idosa.

A capital foi escolhida como referência para a formação dos profissionais da Grande Vitória por já oferecer os serviços necessários para implantação do projeto. 

Ajuda

Segundo a coordenadora de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Sandra Bissoli, o município está se capacitando para atender cada vez mais a pessoa idosa de forma integral e contínua.

"Precisamos observar o idoso para além da sua queixa ou doença, considerando também a sua capacidade funcional, de maneira que possamos ajudar as pessoas que envelheceram a viver com mais autonomia e independência pelo maior tempo possível", explicou Sandra.

Planificação

O Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa também faz parte do processo de Planificação da Atenção à Saúde no Espírito Santo e em Vitória. Esse processo é coordenado pela Sesa e envolve diversos municípios capixabas.

A planificação é um instrumento de gestão que possibilita a organização da atenção à saúde a partir da gestão das condições de saúde da população, através da capacitação dos profissionais e da transformação dos processos de trabalho.

Após essa etapa, as ações desenvolvidas em Vitória serão compartilhadas e difundidas nos demais municípios do Estado por profissionais de diferentes cidades do Espírito Santo que participarão do mutirão como observadores.


Voltar ao topo da página