Notícias

Vitória terá todas suas escolas como modelo em prevenção de incêndio e acidente

Publicada em 19/03/2019, às 20h10 | Atualizada em 19/03/2019, às 20h13

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
COLÉGIO EMEF IRMÃ JACINTA SOARES DE SOUZA LIMA
Corpo de Bombeiros pondera que todas as escolas da rede municipal não apresentam riscos para alunos e servidores

Vitória terá todas suas escolas como modelo em prevenção de incêndio e acidente e será um dos primeiros municípios capixabas a ter todas as escolas regularizadas com alvará do Corpo de Bombeiros. A capital intensifica os trabalhos para adotar todas as medidas de segurança possíveis para alunos e servidores da Educação.

"Aceitamos o desafio de transformar as escolas de Vitória em referência na prevenção de incêndios e acidentes. Determinei que um comitê trabalhasse com o Corpo de Bombeiros para que todas as 103 escolas da rede municipal se tornassem modelo nesse aspecto, apesar da segurança das unidades ser considerada de nível alto pela própria corporação. Mas nós queremos mais", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

As medidas integram o inédito Plano de Emergência e Combate a Incêndios, lançado a partir do Comitê de Gestão Integrada de Segurança contra Incêndio, que foi criado em fevereiro. O objetivo é também contemplar os demais prédios públicos da administração municipal.

Desde o final do ano passado, o Corpo de Bombeiros já realizou vistorias em mais de 80% das escolas da rede municipal. "Começar esse trabalho pelas escolas é estabelecer essa cultura de prevenção em atividades educacionais", afirma a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.]

"As escolas já estão em fase de execução para a elaboração dos projetos contra incêndio e a Prefeitura de Vitória já está se adequando às normas do Corpo de Bombeiros. Além do alvará, existe uma série de medidas preventivas que estão sendo tomadas, como a criação do Comitê de Gestão Integrada de Segurança contra Incêndio e a elaboração do programa de proteção e prevenção lançado nas escolas", explica o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, que ressaltou que as escolas não apresentam riscos para os estudantes e para a comunidade escolar.

Jonathan ponderou: "É importante ressaltar que o alvará é a última etapa de um processo de adequação de uma edificação. Em Vitória, a criação do comitê tem por objetivo agilizar todo o processo para a obtenção desses alvarás junto ao Corpo de Bombeiros".

Pioneirismo

"Isso (comitê) é inovador no Estado e a Prefeitura de Vitória é pioneira nesse tipo de missão e atividade. É um espaço extremamente importante para a discussão de alvarás, programas de capacitação e treinamentos. O cunho final disso é a preservação das vidas. Esse gabinete será um ambiente adequado para discutir essas ações, regularizações do município e campanhas de educação mais efetivas para a população", destacou o tenente-coronel Scharlyston Martins de Paiva, comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

Capacitações

Uma das medidas iniciais adotadas para a implementação do plano é capacitar os servidores sobre como agir em situações de incêndio. Para isso, a Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, vai elaborar vídeos com informações precisas e educativas.

Os primeiros prédios a receber essas ações são os dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), com foco na formação de professores e demais servidores das escolas. Depois, os treinamentos acontecerão nas demais secretarias e equipamentos da Prefeitura.

Prevenção nas escolas

"Criamos o Programa Municipal de Prevenção e Segurança nas Escolas com o propósito de assegurar que seja instituída uma nova cultura: a da prevenção e proteção. Por isso, estamos centrando nosso trabalho na formação continuada das comunidades escolares, na elaboração do plano de emergência em cada escola e na realização de simulados de evacuação. São novos comportamentos que deverão ser desenvolvidos no ambiente escolar para contagiarem a sociedade como um todo”, explica Adriana.

"Interessa muito à corporação colocar essa capacitação em prática nas escolas, com o intuito de proteger e salvar vidas", disse o tenente-coronel Paiva.

A Secretaria de Educação também vai dar continuidade à parceria com a ONG Paulista Criança Segura, estendendo as atividades de orientação e primeiros socorros que já eram realizadas na educação infantil até os estudantes do ensino fundamental.


Voltar ao topo da página